Após mais de dez anos sem lançar empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), a Prefeitura de Nova Lima consolida, no dia 21 de outubro, a retomada de uma das políticas públicas mais importantes de inclusão social e acesso à moradia do país.
O ato simbólico de lançamento da Pedra Fundamental será realizado às 14h, em Honório Bicalho, marcando o início de um novo ciclo de investimentos habitacionais no município. A ação tem como objetivo reduzir o déficit habitacional e garantir que o sonho da casa própria esteja cada vez mais próximo da realidade para diversas famílias.
O déficit habitacional é um grande desafio urbano e social do município marcado pela informalidade urbana e pela negação do direito fundamental à cidade. Essa realidade se manifesta nas comunidades que cresceram sem planejamento, sem infraestrutura e sem investimentos públicos estruturantes. São famílias que vivem sob constante insegurança, sem acesso a serviços básicos, lutando diariamente por dignidade e pertencimento.
Nesta fase inicial do programa, serão construídas mais de 200 unidades habitacionais, distribuídas em 80 apartamentos no bairro Santa Rita, localizados na Avenida Antônio de Paula Santos; 128 apartamentos no Campo do Pires, situados na Avenida Benedito Alves Nazareth, Fazenda Pasto do Benito e Rua Rafael José Calixto; e 32 casas sobrepostas em Honório Bicalho, na Rua Conceição Maria Duarte.
Diante desse cenário, a atuação do poder público torna-se essencial. A Secretaria Municipal de Habitação (SEMHA) tem buscado enfrentar o déficit habitacional por meio de políticas públicas concretas, pautadas na ampliação da oferta de moradias e regularização das unidades já existentes.
A retomada do Programa Minha Casa, Minha Vida representa o renascimento da política habitacional de interesse social no município, reafirmando o compromisso da atual gestão com a promoção do direito à moradia digna e o desenvolvimento urbano equilibrado.
As próximas cerimônias estão previstas para o Campo do Pires, no dia 7 de novembro, e para o bairro Santa Rita, no dia 9 de dezembro.