Iago Queiroz Costa, que estava desaparecido após ser deportado dos EUA e fugir de uma UPA, foi encontrado neste domingo (26) na Estação Pampulha, em BH. A informação foi confirmada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
De acordo com familiares, Iago pediu um telefone emprestado no terminal e entrou em contato com o irmão, informando onde estava e pedindo para ser buscado. A família acionou a Polícia Civil, que enviou uma equipe ao local e encaminhou o homem para atendimento médico em um hospital.
Iago, de 32 anos, havia desembarcado no Aeroporto de Confins na última quarta-feira (22) em um voo com deportados. Ele passou 75 dias preso nos Estados Unidos antes de retornar ao Brasil. Segundo o governo federal, ao chegar, ele apresentava sinais de “surto psicótico e delírios”, mas sem risco imediato para si ou terceiros.
Na manhã de quinta-feira (23), ele foi levado para a UPA de Vespasiano para estabilização médica. No entanto, na madrugada de sábado (25), ele conseguiu fugir da unidade.
O Ministério dos Direitos Humanos afirmou que Iago não autorizou o contato com a família em nenhum momento, desde sua chegada até a internação. A família, porém, contesta essa versão, ressaltando que ele próprio pediu ajuda ao irmão no domingo. Os parentes também criticaram a falta de comunicação sobre o caso e disseram que Iago precisava de supervisão, conforme alertado por uma assistente social.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.







