O Cruzeiro deu mais um pequeno passo para garantir a vaga na Libertadores 2026. Na tarde deste domingo (9), a equipe celeste empatou com o Fluminense no Mineirão por 0 a 0, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado deixa o time azul a quatro pontos de garantir os 68 pontos que cravam a classificação da Raposa à fase de grupos do torneio continental.
Em mais um dia de Mineirão lotado, a Raposa entrou em campo com a leveza de quem está, agora matematicamente, classificada ao menos para a pré-Libertadores 2026. Graças à derrota do São Paulo no último sábado (8) diante do Red Bull Bragantino, a equipe celeste está garantida no G7 do Brasileiro 2025. Neste domingo (9), a meta era encurtar o caminho à fase de grupos do torneio continental, além de seguir sem dar sossego a Palmeiras e Flamengo na briga pela ponta do Brasileiro.
A partida teve clima de final. Fumaça no pré-jogo, tensão com a superioridade inicial do Fluminense no duelo, muitas faltas, cartões, reclamações com o juiz, Cruzeiro ameaçando com o passar do tempo, sustos de ambas as defesas… Prova de que a partida valia muito, tanto para a Raposa quanto para o Tricolor das Laranjeiras.
Um pouco mais de capricho, e também um pouco menos de Fábio, e a Raposa teria aberto o placar no primeiro tempo. Cássio também salvou bolas importantes, que poderiam colocar os cariocas em vantagem. A etapa final teve menos chances, mas a mesma correria. Porém ambos os times ficaram no zero.
Antes da partida, eram sete pontos necessários para o Cruzeiro se garantir na fase de grupos da Libertadores. Com o empate, a contagem regressiva para este objetivo fica um pouco mais perto do fim. Pedrinho, Leonardo Jardim e elenco estão quase podendo dizer ‘missão cumprida’.
O Cruzeiro voltou a tropeçar no Brasileirão 2025. Mas ainda mantém uma condição confortável em relação aos concorrentes mais abaixo na briga por uma vaga na Libertadores. Com o empate do Botafogo diante do Vitória, também neste domingo, a conta da Raposa agora é chegar aos 68 pontos para se garantir no G5 sem depender de nenhum tropeço dos adversários.
Se os três pontos não vieram, o Cruzeiro mantém a sequência invicta no Brasileirão 2025 – agora são oito partidas consecutivas sem ser derrotado. Leonardo Jardim e companhia seguem no caminho traçado. O resultado deste domingo (9) foi apenas uma pedra. Cabe ao Cruzeiro se levantar e retomar a trajetória.
Em jogo movimentado, Cruzeiro e Fluminense empataram sem gols, no Mineirão, na tarde deste domingo. Válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, a partida teve grandes defesas goleiros Cássio e Fábio. O resultado mantém o Cruzeiro na caça de Palmeiras e Flamengo, que ainda jogam na rodada. Já o Tricolor carioca não tem a sétima posição ameaçada e segue tranquilo na zona de classificação para a Libertadores.
Cruzeiro segue em terceiro lugar na tabela com 64 pontos. O Fluminense está em sétimo, com 51 pontos, dentro da zona de classificação para a Libertadores.
No fim do primeiro tempo, um lance envolvendo Matheus Pereira e Bernal gerou polêmica. O meia do Cruzeiro acertou o braço no rosto do volante do Fluminense, que recebeu atendimento em campo e foi substituído no intervalo. O árbitro da partida, Rodrigo José Pereira de Lima, reviu as imagens no monitor, por decisão própria, sem ser chamado para possível vermelho, e optou por não expulsar o jogador do Cruzeiro. Para o comentarista de arbitragem do Grupo Globo, PC de Oliveira, a decisão de Rodrigo José Pereira de Lima foi acertada.
Por causa dos amistosos da seleção brasileira na Data Fifa, o Fluminense volta a campo somente na terça-feira, dia 19, quando enfrenta o Flamengo, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. Na quinta-feira, dia 20, às 16h, o Cruzeiro visita o Juventude, em Caxias, no Rio Grande do Sul. Os dois jogos são válidos pela 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.







