
O Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos de Minas Gerais (Cira-MG), criado em 2007 e presidido pelo vice-governador Mateus Simões, lança, nesta terça-feira (11/11), uma campanha em defesa da livre concorrência nos setores de comércio e prestação de serviços e com foco no combate aos crimes contra a ordem econômica.
Em 18 anos, o Cira restituiu aos cofres públicos mais de R$ 16 bilhões. A primeira etapa da campanha divulgará vídeos educativos sobre os efeitos negativos da sonegação fiscal.
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“O Governo de Minas segue trabalhando para viabilizar um ambiente econômico de prosperidade, estimulando a livre concorrência e o desenvolvimento do estado. E o Cira tem um papel importantíssimo neste processo, atuando no combate aos crimes tributários e integrando as instituições em defesa da sociedade”, destacou o vice-governador, Mateus Simões. |
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O material será veiculado, simultaneamente, nas redes sociais das instituições que compõem o Cira-MG: Secretaria de Estado da Fazenda (SEF-MG), Advocacia Geral do Estado (AGE-MG) e Polícias Civil (PCMMG), Militar de Minas Gerais, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
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“O Cira-MG desempenha atividades essenciais em favor de uma economia justa e leal. O objetivo desta campanha educativa é conscientizar empreendedores e consumidores que crimes como a sonegação de impostos, contrabando, falsificação e lavagem de dinheiro, muitas vezes, levam empresas que operam na legalidade a fechar as portas, provocando desemprego, afetando famílias e causando prejuízos aos cofres públicos”, alerta o advogado-geral do Estado, Fábio Murilo Nazar. |
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“O Cira-MG é um exemplo de cooperação institucional em defesa da sociedade. A sonegação de impostos e os crimes contra a ordem econômica e tributária afetam não apenas o poder público, mas também os empreendedores que cumprem suas obrigações e os cidadãos que dependem de serviços de qualidade”, acrescenta o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho.
Na primeira fase da campanha, serão veiculadas três peças de 30 segundos cada com a mensagem: “Na livre concorrência, cada negócio define quais produtos quer vender e como. Todos pagam os mesmos impostos e é o consumidor que escolhe de quem quer comprar. Mas quando alguém sonega impostos, prejudica o mercado inteiro, desestimula a inovação e a qualidade no setor. Todo mundo perde. Inclusive, você”.
Esta é a principal mensagem da campanha apresentada nos filmes, que também informam e convocam o próprio setor produtivo a se engajar: “Isso é crime! Denuncie. Cira-MG: em defesa da livre concorrência e do seu negócio”.
A campanha publicitária foi idealizada e desenvolvida pelo Observatório de Comunicação (Lei.A), viabilizada pelo Ministério Público de Minas Gerais e financiada com recursos de medidas compensatórias.
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