
Um novo vazamento de água foi registrado neste domingo (25) na mina Viga, da Vale, localizada em Congonhas, na Região Central de Minas Gerais. Segundo a prefeitura, a Defesa Civil constatou o lançamento de água no Rio Maranhão, com impacto ambiental, mas sem atingir comunidades ou bloquear vias.
Este é o segundo incidente em menos de 24 horas na região envolvendo estruturas da Vale. Na madrugada do mesmo domingo, houve um extravasamento de água com sedimentos de uma cava da mina de Fábrica, na divisa entre Congonhas e Ouro Preto, que alagou setores de uma unidade da CSN Mineração, sem causar feridos.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou que a Agência Nacional de Mineração (ANM) investigue o caso da mina de Fábrica e adote medidas imediatas para garantir a segurança das comunidades e do meio ambiente, incluindo a possível interdição das operações.
A Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente de Congonhas monitoram os dois episódios. Em nota, a Vale afirmou que o extravasamento na mina de Fábrica não tem relação com suas barragens, que permanecem estáveis e monitoradas.




