A utilização da baliza para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Minas está mantida por enquanto, segundo comunicado do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).
Alguns estados brasileiros como São Paulo, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Goiás retiraram a prova da baliza, que consiste em estacionar o veículo em uma vaga paralela à calçada.
De acordo com o órgão, estudos estão sendo feitos para averiguar a possibilidade de implementação de novas regras. Para que novas medidas sejam adotadas, o Detran aguarda a publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção, feito pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Outra mudança relevante na legislação é o fim da obrigatoriedade de veículos com câmbio manual para a realização da prova prática, o que deve facilitar a prova para candidatos que utilizarem carros automáticos. Por enquanto, o Detran ainda não aplicou esta norma em Minas Gerais.
Mudança na pontuação da prova prática em Minas
O órgão ainda anunciou que deve implementar nos próximos dias o novo sistema na pontuação do exame prático.
Agora, com a nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é possível perder até 10 pontos, dependendo da regra definida pelo Detran. As infrações serão: leve (1 ponto), média (2 pontos), grave (3 pontos) e gravíssima (6 pontos).
Antes, o limite para ser reprovado era de apenas três pontos, com infrações leves, médias, graves e eliminatórias.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.







