Por Oliveira Lima
A derrota de 4 a 0 do Cruzeiro para o Botafogo no fechamento da rodada inaugural do Brasileirão da Série A marca o pior começo da história do técnico Tite, um dos maiores profissionais do futebol brasileiro. Essa derrota marca o Cruzeiro: Nunca tomou de quatro em abertura de qualquer competição, A última derrota de 4×0 já se faz 13 anos, naquele jogo no Independência em que Neymar fez três gols e deu uma assistência e ovacionado pela torcida do Cruzeiro. E ainda foi a maior goleada sofrida pelo Cruzeiro desde que se tornou SAF.
O começo de Tite no Cruzeiro é desastroso: Seis jogos com apenas duas vitórias e quatro derrotas. Usou o time reserva/Sub-20 em três situações no Campeonato Mineiro, perdendo para o Pouso Alegre e Democrata e vencendo o Tombense. Usando os titulares são também três jogos, com apenas uma vitória(5×0 no Uberlândia) e duas derrotas, sendo 2×1 para o Galo e agora os 4xc0 para o Botafogo, sendo este último pelo Brasileirão. Seis jogos com duas vitórias e quatro derrotas e aproveitamento de apenas 33%.
Tite admitiu que errou na estratégia empregada diante do Botafogo e que tem dificuldade de retomar o trabalho fantástico de Leonardo Jardim. O time é o mesmo do ano passado, que embora não tenha sido campeão de nada, encantou o torcedor do Cruzeiro e de outros times também. Além de ser o mesmo, ainda tem a inclusão do craque Gerson, comprado à peso de outro junto ao Zenit da Rússia.
Com qualquer explicação e desculpa, o certo é que o Cruzeiro e Tite precisam dar resposta urgente a partir deste final de semana. Já tem jogo decisivo neste domingo à noite diante do Betim, no fechamento da sexta rodada do Mineiro, em que no momento não está qualificado às semifinais. Precisa então torcer para o North não vencer o Democrata. Só assim retornaria à ponta da tabela no grupo C. E pelo Brasileirão, próxima quinta-feira tem que ganhar e jogar bem diante do Coritiba em BH, para amenizar o efeito da goleada sofrida no Rio de Janeiro. Ou seja, duas situações urgentes: ganhar e jogar bem, como necessita um time cheio de craques e com um baita treinador.









