O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de ‘perigo’ para Minas Gerais e mais nove estados brasileiros até o próximo domingo (1/2). A formação de um ciclone extratropical na região Sul deve potencializar os temporais.
O fenômeno começa a se organizar nesta sexta-feira (30) sobre o Paraguai e a Argentina, deslocando-se para o Sudeste e depois para o oceano Atlântico no fim de semana. Os acumulados de chuva podem variar de 100 mm a 200 mm no período, com pontos isolados podendo atingir entre 200 mm e 300 mm.
De acordo com o alerta, há previsão de ventos intensos, entre 60 km/h e 100 km/h, e risco de cortes de energia, quedas de galhos, alagamentos e descargas elétricas. O Inmet também alerta para a possibilidade de inundações bruscas, enxurradas e, em áreas de encosta, deslizamentos de terra e desmoronamentos.
Os estados sob alerta abrangem as regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul: Amazonas, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.









