O prefeito de BH, Fuad Noman (PSD), admitiu nesta quarta-feira (24) que a chuva que atingiu a cidade na noite dessa terça-feira (23) foi “extremamente violenta”. Apesar disso, Fuad afirmou que ações conduzidas pelo Executivo municipal, como obras de drenagem da água, impediram o que ele chamou de “desastre muito maior”.
“Se essa chuva tivesse acontecido em alguns anos anteriores, o desastre teria sido muito maior. As obras que a prefeitura está fazendo estão respondendo. Não estão todas prontas e algumas não estão nem iniciadas. Isso ainda permite que tenha algumas áreas com mais risco”, disse, durante entrevista coletiva no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP BH), na Região Oeste.
Prefeito de BH afirma que fez ações para evitar alagamentos
Fuad Noman destacou que a prefeitura já investiu cerca de R$ 1,5 bilhão em obras de drenagem nos últimos anos. Segundo ele, essas obras permitiram que a água escoasse com mais rapidez, evitando alagamentos em áreas mais críticas da cidade.
“A gente tem que fazer um trabalho de prevenção. Se não fazermos isso, a gente vai continuar tendo esses problemas”, afirmou o prefeito.
Fuad Noman também disse que algumas ruas da cidade apresentavam, antes da chuva, alto índice de lixo perto das bocas de lobo. Segundo ele, os itens acabaram sendo levados pelas águas, o que contribuiu para o entupimento dos bueiros e a formação de alagamentos.
A Defesa Civil de BH informou que recebeu 30 chamados para ocorrências relacionadas à chuva. Entre as ocorrências, estão alagamentos, quedas de árvores e desabamentos. A Prefeitura informou que vai realizar uma vistoria nas áreas afetadas pela chuva para avaliar os danos.
Acompanhe as notícias de BH e região em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.