Por Oliveira Lima
O argentino Nicolás Larcamon, técnico do Cruzeiro há duas semanas, em competição, já reclamou pela primeira vez do bagunçado futebol brasileiro. E ele vai reclamar muito ainda! Após o empate de 1×1 no bom jogo entre Cruzeiro e Athetic, em Sete Lagoas, neste sábado à tarde, técnico cruzeirense foi perguntado sobre o clássico do próximo sábado contra o Galo na Arena MRV. Evidentemente o repórter queria já promover o maior clássico de Minas, mas resposta foi a primeira crítica do argentino: “Como se marca um clássico desse logo no comecinho do campeonato, com os times ainda em formação?” disparou Larcamon.
Ta coberto de razão! Calendário do futebol brasileiro já engoliu a metade do tempo da pre-temporada, que em todo lugar do mundo é sagrado, menos no Brasil. Os gandes times ainda estão, na verdade, em plena preparação para o ano de 2024. Ninguém está minimamente pronto para qualquer jogo, muito menos para os clássicos. No Brasil, esses clássicos são um campeonato à parte dentro das competições em disputa. Principalmente nos Estados onde existem só dois times grandes, como Minas e Rio Grande do Sul, por exemplo. Um Cruzeiro x Atlético é divisor de águas, assim como um Gre-Nal, de Grêmio x Internacional.
O perdedor entra em crise, o vencedor às vezes se ilude. Clássicos que derrubam treinadores antes da hora e que costumam acabar com a carreiras de jogadores. E, além disso, jogados vem no começo da temporada, não são bons jogos, porque os times ainda não estão prontos. E quem faz essas lambanças de marcar clássicos logo nas rodadas iniciais? Os presidentes das Federações estaduais, gente que não são do ramo do futebol.
A única exceção vai para a Federação Gaucha, marcou o Gre-Nal para a penúltima rodada da fase inicial, em 25 de fevereiro, um mês depois do início das competições. O Mineiro é o mais perto do início, que, aliás, foi mais tardio. Eis os primeiros clássicos estaduais dos 4 principais centros esportivos do Brasil:
SÃO PAULO; Corinthians x São Paulo, 31 de janeiro, 23 dias após início dos treinos:
MINAS GERAIS; Atlético x Cruzeiro, 03 de fevereiro, 26 dias:
RIO DE JANEIRO; Vasco x Flamengo, 04 de fevereiro, 27 dias. Os dois times ainda estão no exterior em pré-temporada
No Rio Grande do Sul, inteligentemente, a Federação marcou o Gre-Nal para a o dia 25 de fevereiro, 48 dias após o inícios dos treinos, como manda as normas internacionais, e racionais. O resto é uma lástima. Sendo assim, o argentino Nicolás Larcamón tem razão.