Por Oliveira Lima
Das 35 edições da Copa do Brasil até agora, o Cruzeiro ganhou 6, quase 20% do total e segue como o maior vencedor deste torneio, com o Grêmio ao seu encalço em 5 conquistas. Flamengo e Palmeiras veem em seguida com 4. Em 2018 o Cruzeiro ganhou a final do Corinthians em São Paulo, chegou ao hexa e único bicampeão direto. Seis meses depois estourou a caixa-preta do Cruzeiro, que quase fechou as portas e hoje vive o seu processo de reconstrução
Desde então não ganhou mais. Em2019 caiu nas semifinais diante do Internacional, sua melhor campanha de 2018 até hoje. 2020 já em profunda crise institucional, caiu logo na 3ª fase para o CRB, time da parte baixa do futebol brasileiro. Cruzeiro não ganhou nenhum jogo nas fases iniciais. No ano seguinte, mais decepção: novamente na 3ª fase e pelo baiano Juazeirense, um vexame. Foi nos penais por 3×1. 2022 chegou e o Cruzeiro cai nas oitavas diante do Flu, no encontro com o goleiro Fábio. E pelo 4º ano seguido não passa das oitavas: 2023 saiu pelo Grêmio.
Após a bomba detonada em 2019, Cruzeiro, ainda sem Ronaldo foi mal em 2020 e 21, não passando da 3ªfase, sempre com vexames. Na reestruturação comandada pelo Fenômeno, conseguiu chegar às oitavas nos dois anos seguintes, caindo para os grandes Flu e Grêmio. Neste ano o sonho é avançar para além das oitavas, olhando o quanto mais que longe puder e quem sabe o título, pois o formato é de mata-mata.
Missão é defender a hegemonia, já que o Grêmio vem forte e Flamengo e Palmeiras, na cola também, são sempre favoritos a tudo. E o Cruzeiro está longe de ser favorito à conquista desta Copa do Brasil. Na ponta da lista ele está, e quem pode chegar é o Grêmio, uma taça a menos.
A LISTA DAS CONQUISTAS :
1º) Cruzeiro 6 títulos:
2º) Grêmio com 5:
3º) Flamengo e Palmeiras têm 4;
4º) Corinthians com 3;
5º) Atlético Mineiro tem 2;
6º) Fluminense, Vasco, Internacional, Athetico Paranaense, Santos, São Paulo, Sport, Criciúma, Juventude, Santo André com 1 taça cada.
Apenas um grande clube ainda não venceu a Copa do Brasil; o Botafogo, derrotado pelo Juventude na final de 1999, no Maracanã com o maior público da história da competição; 101 mil torcedores. O grande que não se qualificou este ano é o Santos. Quanto aos menores clubes, o último campeão foi o Sport em 2008, e último finalista foi o Coritiba em 2012. Dos outro grandes do Brasil o Cruzeiro terá que secar o Grêmio, caso o time de Ronaldo não for campeão este ano.