Por Oliveira Lima
Com 12 times jogando apenas 8 jogos cada um, regulamento do Campeonato Mineiro propicia situações inusitadas, como a do Cruzeiro, hoje ocupando a 1ª colocação geral e obtendo todas as vantagens nas semifinais e finais da competição. Time do Larcamón tem 16 pontos, liderando o grupo A, 1 ponto à frente do Tombense. Cruzeiro já está classificado às semifinais de forma antecipada, assim como o Tombense também. Cruzeiro está indo como 1º do grupo e o Tombense indo como melhor 2º colocado geral.
Como os dois times são do mesmo grupo, um irá como 1º (hoje o Cruzeiro)e o outro como melhor 2º(hoje o Tombense). A diferença de 1 ponto só propicia a troca de posições, invertendo a situação dos dois para as semifinais. É que três times podem ser este primeiro colocado, que jogaria pelos empates em pontos e saldo de gols na reta final. Cruzeiro tem 16, Tombense e América, este do grupo C, têm 15.
Detalhe é que na última rodada tem o confronto entre Tombense x América em Tombos, um matando o outro. O Cruzeiro jogará contra o Uberlândia em BH. Ganhando do time do “Triângulo Mineiro”, Cruzeiro chega à 19 pontos e confirma a melhor colocação geral. Se não vencer, perde este posto para o vencedor de Tombense e América. E se houver empate nestes dois jogos, Cruzeiro também fica com a melhor colocação.
Curioso é que se este vencedor for o Tombense, o Cruzeiro irá às semifinais como melhor 2º geral, que na prática ocupa a 4ª colocação na confecção das finais. Ou seja: ganhando do Uberlândia entra na reta final nem precisando ganhar, bastando empatar todos os 4 jogos ou não tomar gol nesses jogos. Se perder a 1ª colocação para o Tombense, ficaria com desvantagens sob qualquer adversário, tendo que somar mais pontos nos jogos decisivos ou somar melhor saldo de gols em caso de empate em ponto ganhos. É assim: Ganha do Uberlândia fica perto da taça. Se não ganhar, fica longe.