• BH 24 Horas
  • Contato
  • Home
  • Home 2
  • Home 3
  • Home 4
  • Home 5
  • Home 6
  • Política de privacidade
  • Política de privacidade 2
  • Últimas Notícias
  • WhatsApp
BH 24 Horas
Advertisement

BH 24 HORAS »

  • Últimas Notícias
  • Policial
    • Policial BH
    • Policial MG
  • Esportes
    • Atlético
    • Cruzeiro
  • Minas Gerais
  • NOVA SERTANEJA
  • Contato
Sem resultados
Ver todos
  • Últimas Notícias
  • Policial
    • Policial BH
    • Policial MG
  • Esportes
    • Atlético
    • Cruzeiro
  • Minas Gerais
  • NOVA SERTANEJA
  • Contato
Sem resultados
Ver todos
BH 24 Horas
Sem resultados
Ver todos
Home Amirt

ARTIGO: O perfil do mercado publicitário mudou

08/04/2024
Em Amirt
Tempo de leitura:3 minutos de leitura
0
WhatsappTelegramFacebookTwitter

Em apenas 30 anos o mercado publicitário e de marketing mudou. Não foi apenas o consumo de meios que mudou com a internet, redes sociais, OOH e streaming. O poder e o dinheiro do mercado anunciante também mudaram de mãos.

Na década de 80 e 90, figuravam no topo de grandes anunciantes as empresas e marcas americanas no Brasil e no mundo. Grandes marcas como Chevrolet, Pepsi, Coca Cola, P&G, Ford, Yahoo, Microsoft e Levis sumiram do ranking de maiores investidores em mídia no mundo. No Brasil não foi diferente. As marcas americanas e as agências, por consequência, deram espaço para o surgimento de novas categorias anunciantes: as empresas chinesas e coreanas dominaram a segmento automobilístico em investimento em mídia.

As sporting bets europeias dominaram todo o mercado publicitário com o mercado de igaming e apostas online. Marcas de beleza como Loreal, Unilever, LVMH, Puig e Coty e Nivea dominam a visibilidade e awarness no mercado, enquanto Avon, J&J, P&G e MaryKay desapareceram da mídia nacional.

Na telefonia, predominam as empresas e marcas como a italiana TIM, a espanhola Vivo e a mexicana Claro/América Movil. Não há ATT no Brasil diretamente.

No varejo brasileiro, as empresas americanas Sears, Walmart, a exceção da gigante Amazon, que faz um trabalho de branding impar e é a maior anunciante brasileira, deixaram o país e empresas e marcas chinesas como Shoppee, Ali Express, She in, Zara espanhola, C&A anglo holandesa, Carrefour francesa, além das brasileiras Renner, Arezzo, Farm e Hering, abocanharam esse filão do varejo.

No segmento automobilístico não é diferente: as chinesas BYD, Chery, GWM (Great Wall Motors), as coreanas Kia e Hyundai e o grupo Stellantis, abocanharam a Chrysler, Jeep e Dodge americanas e formaram o maior grupo europeu de automóveis do mundo com marcas como Citroen, Peugeot, Opel, Fiat, Alfa Romeo e Maserati. Não por acaso, é o maior anunciante do mercado brasileiro.

O mercado de chocolates foi dominado pela franco-suíça Nestlé, que recentemente comprou a Kopenhagen e Brasil Cacau, a brasileira Cacau Show ainda resiste neste mercado.

O mercado crescente e pujante de apostas online com empresas como Betfair, Bet365, MoveUp, Better Collective, SportingBet são de empresas europeias. Não há nenhuma empresa americana relevante de bet e apostas no Brasil.

As agências europeias de publicidade como WPP, Havas, Publicis Group e a japonesa Dentsu, comandam o império publicitário mundial e no Brasil. Em segundo lugar estão as americanas Omnicom e IPG/Media Brands. A predominância e liderança das agências europeias no Brasil é de 80% do mercado.

O movimento tira os EUA do protagonismo da publicidade, que reinava na década de 80 e 90, e florescem as grandes marcas europeias e asiáticas. Isso mostra, por consequência, a ascensão de marcas não americanas que cresceram em market share e awarness diante da preferência do consumidor mundial.

A Ford no Brasil deu lugar a chinesa BYD em Camacari, na Bahia, e foi embora. O Tiktok chinês avança mais rápido em audiência que o Instagram no Brasil. A dona da Loreal é a mulher mais rica do mundo, diante do império americano da beleza. O 3G Capital, brasileiro, adquiriu empresas americanas emblemáticas como anunciante: a Budweiser, Burger King e Heinz. As cervejas que mais avançam em market share no mundo são Heineken (holandesa), Stella Artois (belga), Estrela Galicia (espanhola), Corona (mexicana) e Spaten (alemã).

Por fim, os tênis europeus dominam o segmento: as alemãs Adidas e Puma, as francesas Le Coq Sportif e Lacoste e as italianas Fila, Kappa, Umbro e a francesa Decathlon, dominaram o segmento frente a americana Nike.

Qual o resumo dessa mudança de perfil de empresas anunciantes no mercado brasileiro? Está provado que as marcas que mais crescem em market share e preferência de consumo, são as que mais investem em publicidade e marketing, com alto awarness e reconhecimento de marca.

Não há como ganhar market share e ter relevância sustentável e permanente sem a publicidade e marketing sólidos. As frases “é preciso ser visto pra ser lembrado” e “quem não esta na gôndola não é comprado” são as máximas da simplicidade de mercado.

Parece que as empresas europeias e asiáticas seguiram a risca a famosa frase do americano Henry Ford: “se tivesse US$ 1 investiria em propaganda”. Pena que a Ford não adotou o lema de seu fundador. Dito simples e eficaz que continua tão atual até hoje.

Paulo Leal
(Jornalista, publicitário, empresário há 40 anos e vice-presidente executivo do Portal iG.)

O post ARTIGO: O perfil do mercado publicitário mudou apareceu primeiro em Portal AMIRT.

Relacionado Posts

Inscrições abertas: ApexBrasil e Sebrae levarão 250 startups brasileiras ao Web Summit Lisboa 2025
Amirt

Inscrições abertas: ApexBrasil e Sebrae levarão 250 startups brasileiras ao Web Summit Lisboa 2025

Sebrae apresenta nova campanha que reforça seu papel de parceiro do empreendedor brasileiro
Amirt

Sebrae apresenta nova campanha que reforça seu papel de parceiro do empreendedor brasileiro

Amirt

Live Rádio e Negócios: Desvende os segredos do sucesso das redes sociais no Rádio

Próximo

Previsão do tempo em Minas Gerais: saiba como fica o tempo nesta segunda-feira (08/04)

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Acessar
Notificar de
guest

guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais lidas

  • STF torna réus Bolsonaro e aliados em tentativa de golpe

    Urgente: Jair Bolsonaro é preso preventivamente a pedido da PF

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Cleitinho: ‘prisão de Bolsonaro é perseguição injusta e covarde’

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Domingos Sávio sobre prisão de Bolsonaro: ‘Perseguição a um homem justo’

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Minas FM e Portal BH 24 horas transmitem hoje a final da Copa Sul-Americana, com presença ao vivo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Motoristas fogem após acidentes na Grande BH

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Últimas notícias

Atlético faz um jogo fraco, Biel perde 2 gols e um pênalti e Lanus é Bicampeão da Copa Sul-Americana.

Atlético faz um jogo fraco, Biel perde 2 gols e um pênalti e Lanus é Bicampeão da Copa Sul-Americana.

Minas Gerais reconhece Bandas de Música como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado

Minas Gerais reconhece Bandas de Música como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado

Cleitinho defende Bolsonaro em investigação sobre tentativa de golpe: 'Patifaria com o ex-presidente'

Cleitinho: ‘prisão de Bolsonaro é perseguição injusta e covarde’

Proposta de inclusão de queijos e carnes na cesta básica visa beneficiar produtores rurais

Domingos Sávio sobre prisão de Bolsonaro: ‘Perseguição a um homem justo’

BH 24 Horas

Redes Sociais

Mapa do Site

  • Agência Minas
  • América
  • Amirt
  • Ao Vivo
  • Atlético
  • Belo Horizonte
  • Betim
  • Brasil
  • Contagem
  • Cruzeiro
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Eventos
  • Futebol
  • Grande BH
  • Interior de Minas
  • Internacional
  • Minas Gerais
  • Noticias
  • Nova Lima
  • Policial
  • Policial BH
  • Policial MG
  • Politica
  • Previsão do Tempo
  • Seleção Brasileira
  • Sertanejo
  • Trânsito

Recentes

Atlético faz um jogo fraco, Biel perde 2 gols e um pênalti e Lanus é Bicampeão da Copa Sul-Americana.

Atlético faz um jogo fraco, Biel perde 2 gols e um pênalti e Lanus é Bicampeão da Copa Sul-Americana.

Minas Gerais reconhece Bandas de Música como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado

Minas Gerais reconhece Bandas de Música como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado

  • BH 24 HORAS
  • Últimas Notícias
  • Policial
  • Esportes
  • Minas Gerais
  • Nova Sertaneja
  • Contato

© 2023 BH 24 Horas | Todos os direitos reservados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sem resultados
Ver todos
  • BH 24 HORAS
  • Últimas Notícias
  • Policial
    • Policial BH
    • Policial MG
  • Esportes
  • Minas Gerais
  • Nova Sertaneja
  • Contato
wpDiscuz
0
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
()
x
| Responder