No dia 26 de novembro às 15h no Casarão foi realizado o concurso de Pratos Típicos do 38o Festival da Batata com a presença dos seguintes restaurantes:
Taberna de Minas
Recanto Cê qui sabe
A Fábrica
Fino Sabor
Ponto do Peixe
TUREBA
Estrada Da Corte
Summer
Os pratos estavam deliciosos e os jurados:
Carlos – Represente da ADESIAP
Érica
Jennipher Danielly – Bar Beleléu -BH
Juliano Caldeira . Consultor de Gastronomia em BH
Muraí Caetano do Xico da kafua
Depois de uma longa tarde de degustação com vista para um pôr do sol incrível coroaram numa disputa acirrada os seguintes vencedores:
3o lugar: Angu Cê ki Sabe
do Recanto Cê ki Sabe
2o lugar: Traíra com Bstatas do Ponto do Peixe
1o lugar: Mil Folhas de Batata da Fábrica
O concurso faz parte da tradição da Festa da Batata que era realizada como celebração da colheita e tinha como ponto alto o desenvolvimento de pratos feitos à base desse importante ingrediente de Ouro Branco.
Como começou o Festival da Batata
O evento é tradicional na região. Conta-se por ali que o imigrante português Álvaro José dos Santos entendeu que o clima e o solo de Ouro Branco eram semelhantes aos de Portugal.
Como ele tinha experiência no plantio de batatas, buscou um sócio para o cultivo e encontrou Diogo Mendes dos Reis, comerciante de Ouro Preto. Álvaro importou batata semente de Portugal, plantou na região sem uso de agrotóxicos, só confiando na fertilidade do solo. Foi um sucesso.
Depois disso, a batata se tornou parte da identidade de Ouro Branco e a principal cultura agrícola da cidade. O Festival da Batata é realizado anualmente para celebrar a colheita do alimento, como conta o edital do concurso do Melhor Prato Típico.