Dominante, o Cruzeiro derrotou o Bahia por 3 a 0 na noite desta quinta-feira, no Mineirão, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Desde o primeiro tempo, a Raposa criou as melhores chances, dando poucas oportunidades ao Tricolor. Romero e Kaio Jorge (2) marcaram os gols da vitória.
O Cruzeiro vinha de quatro jogos sem vencer na temporada. Dois deles pelo Brasileiro (derrota para Internacional e empate com São Paulo) e dois pela Sul-Americana (derrotas para Unión Santa Fe e Muschuc Runa).
Com atuação mais convincente na temporada, o Cruzeiro deu show, goleou o Bahia por 3 a 0, no Mineirão, na noite desta quinta-feira (17), e subiu para a quinta colocação do Campeonato Brasileiro, agora com sete pontos. E muito por fruto das escolhas do técnico Leonardo Jardim.
O comandante português surpreendeu ao repetir uma escalação pela primeira vez desde que chegou a Raposa: manteve o time que empatou com o São Paulo em 1×1, no MorumBis, quando alguns dos principais reforços da Raposa, como os atacantes Dudu e Gabigol, ficaram no banco de reservas.
E com um time muito mais intenso, o Cruzeiro pressionou o Bahia desde o primeiro momento. O time visitante tentava ‘gastar o tempo’, com o goleiro Ronaldo já fazendo cera. E quase pagou caro por isso. Ele adiantou um pouco a bola, Kaio Jorge foi mais rápido e o goleiro cometeu pênalti.
Só que de vilão, Ronaldo logo foi a herói ao defender a cobrança do próprio Kaio Jorge, que bateu fraco, no canto direito.
Mesmo com o baque, o Cruzeiro não diminuiu o ritmo e seguiu empilhando chances, mas Ronaldo salvou novamente após chute de Kaio Jorge. No lance, entretanto, o goleiro se machucou e teve que ser substituído por Marcos Felipe, ainda aos 18 minutos.
O Bahia era tão pressionado que só conseguiu sua primeira – e única – finalização na primeira etapa aos 43, mas em chute sem nenhum perigo de Jean Lucas.
Marcos Felipe ainda fez mais um ‘milagre’ aos 48 minutos, se esticando todo para evitar o gol celeste após bela cabeçada de Fabrício Bruno. Mas três minutos depois, não teve o que fazer: de longa distância, Lucas Romero acertou um foguete, marcando um golaço. Foi o sexto dele em 223 partidas com a camisa celeste.
Após o intervalo, as duas equipes voltaram com alterações. O Cruzeiro, por ordem médica, já que Fagner, que havia levado uma pancada na perna direita, deu lugar a William.
Do outro lado, o Bahia contou com Everton Ribeiro e Lucho González para dar mais força ofensiva à equipe, que, de fato cresceu de produção e passou a criar oportunidades de gol.
O Cruzeiro, entretanto, manteve seu posicionamento firme e ‘matou o jogo’ com duas jogadas no mesmo estilo: pressão, roubada na saída de bola do adversário, contragolpe e gol.
No primeiro, Lucas Silva desarmou seu ‘velho conhecido’ Everton Ribeiro e aciona Christian. O volante lançou Kaio Jorge em profundidade, o atacante invadiu a área e tocou no canto do goleiro, decretando o 2×0, aos 19 minutos.
O script foi semelhante onze minutos depois: após mais uma roubada de bola, Lucas Silva lançou Kaio Jorge e o atacante teve frieza para marcar seu segundo e dar números finais à partida, para delírio dos mais de 26 mil torcedores presentes no Mineirão.