Por Oliveira Lima
Atlético Mineiro não tem sossego! Encrustado em três competições, time do Milito praticamente joga a cada 72 horas, num calendário insano, para cumprir suas obrigações no Campeonato Brasileiro e as Copas Libertadores e Brasil. Nas duas Copas já está nas quartas-de-final, diante do Fluminense(confronto nacional) e São Paulo, respectivamente.
Confronto pela Libertadores contra o Flu, completamente aberto e sem favorito, até por se tratar de mata-mata. Jogos serão nas datas base de 18 e 25 de setembro, com o Galo decidindo em casa. Já contra o São Paulo, pela Copa do Brasil, também decidindo em casa, datas já confirmadas: 28 de agosto e 12 de setembro. Esses dois mata-matas irão se inserir dentro de uma tabela já apertada do Brasileirão, onde o Galo vai mal.
Se as Copas são eliminatórias, que se esticam até novembro, com dois jogos a cada mês, Brasileirão é a regularidade dos pontos corridos até 8 de dezembro. Galo já veio de sequência pesada durante os meses de junho e julho. E os próximos 30 dias, segue o tormento do acumulo de jogos. Brasileiro deste ano o Galo já não vai ganhar, pois tem 16 pontos atrás do líder Botafogo. Libertadores é o grande sonho, Copa do Brasil seria o prêmio de consolação.
Como pode avançar, ou não, às semifinais da Liberta como na Copa do Brasil, time de Milito precisa se atentar ao que acontece no Brasileirão: se cair nos mata-matas das Copas, precisa garantir vaga à Libertadores do ano que vem, pra isto tem que se inserir no G4, vaga direta ou no G6, vaga com passagem pelas prévias. Aí está questão atual do Galo. Apenas em 8º lugar, há duas posições do G6 e quatro do G4, mas a pontuação é que preocupa. Começa a 23ª rodada com 8 pontos atrás do Flamengo e 11atrás do São Paulo, os últimos times da faixa de Libertadores. Por isso precisa o Galo ganhar urgentemente seus próximos jogos: Hoje o Flu em casa, depois Grêmio , Bahia e Palmeiras fora e Bragantino em casa. Setembro é decisivo ao Galo!