Por Oliveira Lima
Galo está classificado às semifinais do Mineiro, não de forma matemática, mas sim no enorme saldo de gols sobre seus concorrentes no grupo B da fase classificatória. Na tarde deste sábado, jogando o clássico o contra o América, no Independência, time do Felipão achou o gol de empate no último lance do jogo, já nos acréscimos. Se tivesse vencido teria se classificado de forma matemática, pois o Villa Nova novamente foi goleado em casa, desta feita de 3×0 para o Tombense
O gol de Rubens aos 51 minutos do segundo tempo, colocou o Galo há 3 pontos do Villa, agora 3º colocado e do Uberlândia que ao vencer o Athetic de virada por 2×1, chegou ao 2º grupo, também com 8 pontos, Galo foi à 11. Os 3 pontos de diferença, praticamente garantiram o time nas semifinais, por conta da alta distância no saldo de gols entre Atlético, Uberlândia e Villa.
Com 3 pontos de frente e 1 vitória a mais sobre os dois, Galo pode até perder para o Ipatinga, sábado em casa, que mesmo assim ficará com a 1ª colocação do grupo, indo às semifinais. Caso o Villa Nova ganhe do Democrata fora e o Uberlândia ganhe do Cruzeiro também fora, todos empatariam em pontos, 11 e número de vitória, 3. Aí entra o 3º critério de desempate: saldo de gols. A diferença é absurda pró Atlético Mineiro; Tem saldo de 5, contra -2 do Uberlândia e -4 do Villa, ou seja: 7 gols a mais que o time do triângulo e 9 pra cima do time de Nova Lima. Galo já está nas semfinais.