Por Oliveira Lima
Campeonato Brasileiro de pontos corridos começou a ser jogado em 2003 e este padrão deve ser seguido pelo resto da vida, nos moldes do futebol pelo mundo afora. Nessas 23 edições, aconteceram 14 quedas de times grandes para a Série B. Dos doze grandes do Brasil, nove já caíram no sistema de pontos corridos. O primeiro foi o Atlético Mineiro em 2005, mas é o Vasco, disparadamente o “Rei das Quedas”, já por 4 vezes. Botafogo e Grêmio por 2 vezes e uma vez caíram Palmeiras, Internacional, Cruzeiro e agora o Santos. Até afora isentos de quedas são Flamengo, Fluminense e São Paulo, em Pontos Corridos. Em oito edições times grandes não visitaram a temida Série B (2003,2006, 2009, 2010, 2011, 2017, 2018, 2018),ou seja 1/3 das temporadas, tivemos queda de grandes.
E o risco de queda deste ano é possível em função de crises financeiras e institucionais de grandes agremiações. De 2019 até hoje, cinco edições, só em 2022 não teve queda desses grandes times. O período de 2019/2020 a casa caiu para três instituições centenárias: Cruzeiro ,Vasco e Botafogo. Cruzeiro caiu em 2019, já a dupla carioca caiu em 2020. Fácil explicar: crise financeira e institucional, à beira da falência. Clubes que foram salvos do buraco pelas SAFs e Ronaldo, Textor e 777 Partnes.
E neste ano, embora com a parte financeira controlada esses três times estão na berlinda. Uma coisa é a grana estar em dia; outra coisa é o futebol estar em dia. Pode ser consequência, mas não há garantia de nada. E com eles, uma quarto time; Corinthians, clube atolado na política do associativo, com dívida descontrolada e dificuldade de honrar compromisso com seus jogadores e uma conta alta para pagar; A Arena Corinthiana.
Olhando a classificação final do Brasileiro do ano passado, observamos Corinthians, Cruzeiro e Vasco lutando até ao final para não caírem: 13º, 14ºe 15º lugares, beirando queda à serie B. O Botafogo com a melhor campanha da história de um 1º turno, fez a pior de um 2º, na maior queda de pontuação da história do Brasileirão. Fechou em 5º e até hoje não voltar ao Botafogo do 1º turno do ano passado. Tá em crise há meses. Tanto é verdade quem nem nas semifinais cariocas chegou. Cruzeiro, eliminado da Copa do Brasil, sucumbiu ao Galo no Mineiro quando estava com a mão na taça. O Vasco caiu no carioca pelo Nova Iguaçu e o Corinthians só não foi rebaixado em São Paulo porque Deus não quis. Esses quatro tem até o dia 8 de dezembro para provarem ao contrário para seus torcedores.