Por Oliveira Lima
A trigésima rodada do Brasileirão marca o inicio da reta final do mais difícil (longe de ser o melhor) campeonato do mundo. Restam aos dois primeiros, Palmeiras e Flamengo, 23,7% dos 38 totais da competição. Lembrando que tem oito times com um jogo a mais pra fazer, dentre eles os dois ponteiros. É exatamente este item que favorece esses dois sobre o terceiro colocado, o Cruzeiro. Com 62 pontos o líder Palmeiras tem 5 na frente do Cruzeiro, com o Flamengo vice-líder com 61, 4 a mais. E ambos ainda têm um jogo a mais na tabela, Santos e Sport respectivamente. Sendo assim pode colocar 8 e 7 de distância do time mineiro.
Desta maneira, o empate do clássico deste domingo à noite, entre Palmeiras e Cruzeiro selou o destino do campeonato: O campeão sai de Palmeiras e Flamengo. E não por coincidência, os dois clubes mais ricos do Brasil e da América do Sul, com orçamentos acima de 1 bilhão de reais anualmente. Não atoa dominam a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro. Das últimas sete edições da Liberta, os dois ganharam quatro. Das últimas nove edições do certame nacional, os dois ganharam seis. E neste ano, novamente são os favoritos à conquista das duas competições.
Se na parte alta da tabela, mandam dois clubes milionários, na parte baixa alguns grandes clubes , todos com problemas financeiros, lutam contra a provável última vaga do rebaixamento. Se lá em cima cinco pontos separam o primeiro do terceiro, cá embaixo cinco pontos separam o décimo segundo colocado do décimo sétimo, o primeiro da queda. São cinco times beirando o tal Z4, dentre eles três grandes: Atlético Mineiro e Internacional têm 5 pontos sobre o Vitória e o Santos, perigosamente, tem apenas 1 de vantagem. Bragantino, cinco a mais e Ceará 4 a mais, completam a lista dos ameaçados.
Claro que o grande risco é o Santos, caso o Vitória reaja e saia da zona de rebaixamento. A ameaça é de apenas 1 ponto. Os outros dois grandes , com 5 a mais, Atlético e Internacional, hoje jogam um futebol de times rebaixados, embora a matemática lhes favoreçam, pois jogarão uma partida a mais com relação ao Vitória: Santos com o Palmeiras(líder) e o Galo contra o Sport(virtual rebaixado). Mas o futebol dos dois é pior do que o do Santos e o próprio Vitória. Sendo assim os milionários pelo título e os endividados contra o rebaixamento.









