Por Oliveira Lima
Definidos os semifinalistas do Campeonato Mineiro de 2014, com a previsibilidade confirmada de Atlético, Cruzeiro, América entre os quatro semifinalistas. A chamada última vaga estava, desde o começo, para Tombense e Athetic,, dando Tombense. O Cruzeiro, depois de 5 anos fica com a melhor campanha, time que não é campeão desde 2019. O Galo nos últimos 17 anos chega à final e detém o atual tetracampeonato conquistado. América não é campeão desde 2016 e o Tombense nunca foi, mas é vice em 2020.
Semifinais marcadas para os dois próximos finais de semana e tem Cruzeiro e Atlético como favoritos, até mesmo pela história e grandeza de ambos. Cruzeiro há 4 anos se reconstruindo, vendo o Galo soberano, principalmente no Estado de Minas Gerais. Clube do Ronaldo, contrariando o favoritismo amplo do Atlético Mineiro, ficou com a melhor campanha da 1ª fase, podendo empatar em pontos e saldo de gols, tanto o confronto contra o Tombense nas semifinais, quanto nas finais contra América ou Atlético. Será campeão com 2 vitórias, com 1 vitória e 1 empate, ou até mesmo com 1 vitória e 1 derrota no mesmo saldo de gols. Resumindo claramente: se não perder nenhum dos 4 jogos será campeão. Ou se não tomar gols nesses jogos, leva o caneco também.
Já o Galo se vê obrigado a ganhar um jogo nas semifinais e se passar às finais tem que ganhar pelo menos um jogo também. Fez campanha ruim na 1ª fase, com a 4ª colocação geral, 1 ponto atrás do Tombense, 4 do América e 5 do Cruzeiro. Pelo regulamento fica na prática com o 3º lugar geral, pois foi 1º do seu grupo, enquanto o Tombense, 2º do seu, embora tenha mais pontos. Ao Galo é preciso ganhar 1 jogo, podendo perder o outro, desde que o que vencer, o faça com melhor saldo de gols. Outra saída é vencer os dois jogos, tanto das semifinais, quanto das finais. Claro que cabe também vencer um e empatar outro.
Um grande detalhe iguala tudo entre Cruzeiro e Atlético; é clássico e tudo fica igual, como a história sempre mostrou. Esqueça tudo que aconteceu até aqui! Agora é outro campeonato. Cruzeiro e Atlético, caso queiram decidir o título terão que primeiramente eliminarem Tombense e América respectivamente. Em tese tarefa menos difícil ao Cruzeiro e bem mais complicada ao Galo. Até matematicamente o Cruzeiro é muito favorito sobre o Tombense e a história mostra o Atlético favorito sobre o América. Sendo assim Cruzeiro e Atlético são sim favoritos ao título mineiro deste ano.