O Campeonato Mineiro foi desenhado na reunião do Arbitral, nesta terça-feira, em reunião entre os clubes no Mineirão. O campeonato de 12 participantes será, novamente, disputado em três grupos, com a classificação dos melhores de cada chave e mais o segundo de melhor campanha entre todos. A competição começa em 18 de janeiro, mesmo dia em que Cruzeiro e Atlético têm amistoso marcado para os Estados Unidos.
A novidade para este ano é que as fases de semifinal e final serão disputadas em jogos de ida e volta. Entretanto, no caso de empate no placar agregado, a decisão irá para os pênaltis, e não mais classificará o time de melhor campanha. O rebaixamento não será mais decidido num triangular, mas sim com a queda dos dois últimos pela classificação geral.
Os três grupos serão, com os times enfrentando apenas equipes de outras chaves:
Grupo A: Atlético, Tombense, Uberlândia e Betim
Grupo B: América, Athletic Club, Itabirito e Democrata GV
Grupo C: Cruzeiro, Villa Nova, Pouso Alegre e Aymorés
O Módulo I do Campeonato Mineiro de 2025 terá 12 participantes. Deles, cinco pertencem à Região Metropolitana de Belo Horizonte (Atlético – atual Pentacampeão -, Cruzeiro, América, Villa Nova e Betim).
As novidades neste ano são o Aymorés, de Ubá, que saiu da inatividade há cinco anos para trilhar o caminho até a divisão principal. O clube foi o vice-campeão do Módulo II, perdendo para o Betim, novato na elite Estadual. Completam a lista dos participantes: Athletic Club (de São João del-Rei e atual campeão do interior), Democrata GV (Governador Valadares), Pouso Alegre, Tombense (Tombos) e Uberlândia.
O Atlético foi representado pelo presidente da associação, Sérgio Coelho, por Victor Bagy, diretor de futebol, e por Leonardo Barbosa, diretor de operações. O Cruzeiro foi representado por Pedro Junio, vice-presidente de futebol. Já o América esteve com Fred Cascardo, diretor de futebol, e Henrique Saliba, diretor-jurídico do clube.
A competição será disputada com a formação de três grupos de quatro times cada um, com cada um deles jogando oito partidas (sempre contra times de outros grupos). O melhor de cada chave vai às semifinais junto com o melhor segundo colocado dos três grupos. Serão rebaixados os dois times de pior campanha do torneio, de acordo com a classificação geral (e não por grupo), sem a formação do triangular final de rebaixamento.
As fases de semifinal e final serão disputadas em jogos de ida e volta. No caso de empate no placar agregado, a decisão irá para os pênaltis.
Os clubes terão que seguir uma série de obrigações para o Campeonato Mineiro de 2025. Entre os detalhes estão apresentação de laudos em 30 dias antes da competição.
Os participantes terão também seguir padrões para estrutura de campo, como a altura da grama mínima (0,18) e máxima (0,30mm), a metragem exata do gramado, em termos de comprimento e largura. Será permitida a utilização de grama sintética.
Ainda os clubes deverão providenciar estrutura para a imprensa, como internet cabeada em todos os estádios, instalações elétricas e disponibilização de cabines. Ainda existirão requisitos obrigatórios para a sala do VAR e para instalação de câmeras de impedimento.