O Cruzeiro terminou a primeira fase do Campeonato Mineiro com 11 pontos conquistados em 24 disputados – um aproveitamento de 45%. É a pior campanha do clube, no século, na fase de classificação estadual. A equipe teve apenas o sexto melhor desempenho e enfrentará o América-MG nas semifinais.
Entretanto, o time milionário montado vai às semifinais devido ao regulamento do Campeonato Mineiro. Nele, os melhores colocados de cada grupo, mais o segundo melhor colocado, vão às semifinais. O Cruzeiro passou como líder do Grupo C, que teve os dois rebaixados do torneio (Aymorés e Villa Nova).
Com uma folha salarial atual chegando aos R$ 20 milhões, o Cruzeiro nunca havia feito campanha abaixo dos 50% de aproveitamento na fase de classificação. Nem mesmo nos anos em que passou por grave crise – inclusive em 2020, quando ficou fora do mata-mata. Em todas elas teve melhor desempenho.
O Cruzeiro venceu apenas três dos oito jogos que disputou e pontuou menos que Tombense, Atlético, Betim (os três no Grupo A), Athletic e América (os dois primeiros do Grupo B). Desses, Athletic e Betim ficaram fora da fase fina.
Até então, a pior campanha do Cruzeiro havia ocorrido em 2023, no mesmo formato atual. O time acabou a primeira fase com 12 pontos e 50% de aproveitamento. Em 2025, por causa do desempenho, a Raposa demitiu o técnico Fernando Diniz no meio da competição. Leonardo Jardim chegou e tem a missão de melhorar o desempenho em meio aos jogos decisivos.