Por Oliveira Lima
São sete brasileiros dos 32 times da Libertadores. E nenhum está fora da disputa na ultima rodada das vagas às oitavas de final da competição da Conmebol. E tem mais: os brasileiros são favoritos ao título do continente sul-americano. Em tese o único adversário do Brasil na Libertadores é o River Plate, que aliás se chegar à grande final, a fará em casa, pois a escolha do jogo único de forma antecipada foi o Monumental de Nunez.
OS BRASILEIROS NA LIBERTADORES QUE DEPENDEN SO DE SI
Fluminense e Palmeiras já estão classificados em primeiro dos seus grupos, sendo o Palmeiras o melhor colocado geral até agora; Com 13 pontos, se manter o saldo de gols sobre River e Talleres, fecha a fase de grupos na ponta e vai decidir tudo em casa até à grande final dia 30 em Buenos Aires. Palmeiras enfrentará o San Lorenzo em casa. Mais três brasileiros também já estão classificados pelo menos em 2º lugar e dependem só de si para o primeiro. Botafogo, se vencer o Júnior, e São Paulo se vencer vencer o Talleres confirmam a liderança. Já o Galo com um simples empate sacramenta a 1º colocação do seu grupo e se vencer o Caracas vai à luta pela primeira pontuação geral.
SITUAÇÕES DE FLAMENGO E GRÊMIO
Grêmio, com o sério problema das enchentes no sul do País, só voltou a treinar agora e tem mais três jogos pra fazer. Estudiantes e Huachipato com mais dois e o Strongert apenas mais um. E o Grêmio, claro, enfrenta todos eles: confronto direto então. Se ganhar do Strongest em casa, (Couto Pereira, em Curitiba) bastará mais uma vitória em dois jogos para ser até primeiro do grupo. A conta do Flamengo é mais simples: se ganhar do eliminado Milionários, praticamente se classifica no saldo de gols e pode ser primeiro se o Bolívar perder para o Palestino.
Sendo assim, cumpre-se toda a expectativa inicial de todos os sete brasileiros se classificarem às oitavas. Palmeiras, Fluminense(já em primeiro), Galo praticamente também, São Paulo, Botafogo e Grêmio dependendo só de si e é claro o Flamengo nas mãos do Palestino, podem confirmar todos os 7 brasileiros em primeiro e para para o Pote 1 do sorteio das oitavas. Em 16 times da próxima fase, 7 brasileiros, quase a metade, mudaria o nome da competição para Copa Libertadores do Brasil