Por Oliveira Lima
A última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana chega como decisiva para quase todo os oito grupos. Somente o G já confirmado para quem é primeiro e quem é segundo. Nos demais sete grupos, decisão para o final deste mês. E desses sete, cinco confrontos diretos. Sem dúvida a mais emocionante decisão de vaga direta às oitavas de final.
Lembrando que nesta fase passa apenas o primeiro de cada grupo de forma direta, cabendo o segundo dois jogos de repescagem contra um terceiro eliminado da Copa Libertadores, num sistema copiado da UEFA (Europa) Dos oito grupos então, temos um definido, dois com jogos separados(contra times eliminados) e cinco confrontos diretos, com quem é hoje primeiro jogando pelo empate.
Definido o grupo G, classificado direto o Lanus, com o brasileiro Cuiabá esperando a repescagem. Os dois grupos com decisão que não é confronto direto são: o H onde o Racing da Argentina tem os mesmos pontos do Bragantino, mas 7 gols de saldo a mais. Ganhando do Sportivo Luqueno em casa se garante. O outro grupo esta embolado, porque quem está em terceiro, pode virar segundo. Grupo D ,onde o Fortaleza tem 10 pontos, Boca com 8 e Potosi com 7. Tem Fortaleza diante do eliminado Trinidense e o direto pelo 2º lugar entre Boca e Potosi em Buenos Aires, Boca pode ser 1º, 2º ou até eliminado.
Nos demais cinco grupos decisão direta entre primeiro e segundo colocados. Claro que o primeiro com vantagem do empate. Cruzeiro tem que ganhar da Católica no Mineirão; Athético Paranaense pelo empate em casa diante do Ameliano: Corinthians precisa vencer o Racing do Uruguai em São Paulo. O Inter que tem jogo atrasado, pegará exatamente os dois que estão à sua frente :Belgrano e Delfim. No que não tem time brasileiro, o Alwayes da Bolívia tem o empate à seu favor diante do colombiano Independiente de Medellim. Como diz aquele narrador: “Haja coração”