Cruzeiro e América-MG ficaram no 1 a 1 no jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro, disputado na tarde deste domingo no Mineirão. A Raposa abriu o placar com Gabigol, cobrando pênalti. O Coelho buscou a igualdade com Barros, em chute de fora da área desviado na defesa. Um novo empate no jogo de volta levará a decisão da vaga para a disputa de pênaltis.
A partida de volta entre América e Cruzeiro será no próximo fim de semana, com mando de campo do Coelho. A data e horário do duelo serão divulgados nos próximos dias pela Federação.
Gabigol marcou pela primeira vez em um clássico vestindo a camisa do Cruzeiro, mas não foi suficiente para quebrar um jejum de seis anos da equipe sem vencer o América em jogos do Campeonato Mineiro.
Anunciado como reforço do Cruzeiro, Mateo Gamarra esteve no Mineirão para acompanhar a semifinal do Mineiro. Quem também esteve no Gigante da Pampulha foi o ex-atacante Bebeto, tetracampeão mundial com a Seleção, em 1994.
Foi equilibrado. O América quase abriu o placar nos primeiros minutos pressionando a saída de bola (estratégia repetida durante a etapa). O chute de Fabinho desviou na marcação e foi pela linha de fundo. A resposta do Cruzeiro foi com Gabigol, que finalizou da entrada da área, e o goleiro Matheus Mendes defendeu. Em outro bom momento do América, Fabinho recebeu na área, mas se atrapalhou na conclusão. Mais uma vez, o Cruzeiro respondeu com chute de fora da área, desta vez de Matheus Pereira, defendido por Matheus Mendes. Aos 37 minutos, o lance que valeu a vantagem para o Cruzeiro. Adyson tentou cortar uma bola na área e acertou o chute em Matheus Pereira. Acionado pelo VAR, o árbitro Anderson Daronco marcou pênalti. Gabigol cobrou e fez 1 a 0 para a Raposa.
O América começou com mais presença no ataque e levou perigo com Renato Marques. O Cruzeiro chegou bem após jogada de Dudu, que a defesa conseguiu cortar. Ainda carimbou a trave em chute de Matheus Henrique. E em um erro de saída de bola, Matheus Pereira exigiu boa defesa de Matheus Mendes. O Cruzeiro não aproveitou, o América empatou a partida, aos 31 minutos. Barros chutou, a bola desviou e não teve como Cássio evitar: 1 a 1. Nos acréscimos, Matheus Pereira ainda obrigou Matheus Mendes a fazer outra defesa.