Por Oliveira Lima
Na noite desta última 3ª feira a Conmebol divulgou a tabela dos jogos da fase de grupos, tanto da Copa Libertadores, quanto da Sul-Americana. Pelo calendário oficial da entidade, as datas prévias foram 03 e 04 de abril para a primeira rodada, exatamente entre as datas das finais dos Campeonatos Estaduais esparramados pelo Brasil a fora. Aqui em Minas a dupla Cruzeiro e Atlético vai estrear nas competições da entidade, fora de casa, entre os jogos de ida e volta da decisão do Mineiro.
Jogo da ida da decisão mineira acontece no último sábado de março, 30, às 16;30h. A volta seria no outro sábado, 04 de abril, também às 16;30h.Seria, porque não há tempo hábil pós-jogo dos dois pelas Copas Libertadores e Sul-Americana, marcados para o dia 03 de abril, na quinta-feira. Desta maneira a FMF já concluiu que a grande decisão acontecerá no dia seguinte, domingo, 07 de abril. O detalhe agora é saber qual o horário, a cargo da TV Globo, detentora dos direitos de transmissão.
A Federação fala em 16;00hs,mas a TV não quer, podendo ser o jogo de manha, às 11;00h. De qualquer maneira para quem vai chegar ao Brasil na sexta à noite, aumentar o prazo para apenas metade do dia, resolve pouco. Ainda mais com o forte calor atual no País, jogar bola ao meio-dia é um crime. Cruzeiro e Atlético vêem uma única saída: estrear na Libertadores e Sul-Americana com seus times reservas.
Galo vai à Caracas e mesmo com vôo fretado, tem que ir primeiro ao Panamá. Sua última viagem à Venezuela durou 17 hs. Cruzeiro vai à Quito, no Equador, também podendo ir ao Panamá. Certo é que se levarem seus titulares, esses chegarão ao Brasil sem a melhor condição de saúde para a decisão do domingo seguinte. O jeito é mesmo botar times reservas em Quito e Caracas.
E qual é o time reserva dos dois finalistas?
CRUZEIRO: Anderson/ Gasolina, Neris, Vilalba e Kaíke/ Machado, Ramiro e Cufuentes/ Robert, Papagaio e Barreal.
ATLETICO: Mateus Mendes/ Mariano, Lemos, Igor Rabelo e Rubens/ Otávio, Edenilson, Patric e Pedrinho/ Allison e Vargas.