O tropeço como mandante, com empate por 1 a 1 com o Vasco, no domingo, fez o Cruzeiro perder uma posição na tabela do Brasileirão. O time agora é o 8º, com 43 pontos e está a dois do grupo que dá classificação à Libertadores de 2025, principal objetivo cruzeirense para a competição nacional. A saída recente do G-6, no entanto, é explicada não só pelo resultado do final de semana, mas também por um passado recente.
Fazendo um recorte dos dez últimos jogos (e não rodadas, porque há duelos atrasados que foram realizados recentemente), o Cruzeiro tem a pior campanha no comparativo com as equipes que estão acima na tabela. A equipe somou apenas 11 dos 30 pontos possíveis – aproveitamento de 36,6%.
Nesse período, o Cruzeiro acumulou duas vitórias, cinco empates e três derrotas, com dez gols marcados e oito sofridos. A sequência negativa pesou para a saída do técnico Fernando Seabra, que comandou o time em nove desses jogos. A comissão de Diniz, que chegou para o lugar, estreou no torneio diante do Vasco.
A sequência dos últimos dez jogos começou com vitória por 3 a 0 sobre o líder Botafogo, no Rio de Janeiro, e deu indícios de que o time embalaria na competição. Depois daquela partida, na 20ª rodada, o Cruzeiro ficou em 5º lugar, com 35 pontos, a cinco do time carioca – que dividia a ponta com o Flamengo – e a um de Palmeiras e Fortaleza, que vinham nas posições seguintes.
Ao utilizar apenas três rivais como comparação já é possível notar a queda de desempenho do Cruzeiro. Neste momento, o Botafogo está 14 pontos à frente, enquanto Palmeiras e Fortaleza estão a 13 e 12, respectivamente. O único que segue com a mesma diferença para o Cruzeiro é o Flamengo.
Em meio à instabilidade no Brasileirão, o Cruzeiro, além de ver os adversários da frente se desgarrarem, perdeu posições para São Paulo, Bahia e Internacional. Nesse recorte recente, inclusive, o time foi derrotado para o São Paulo e deixou cinco pontos pelo caminho em duelos com o Colorado.
Em relação aos adversários que estão abaixo do Cruzeiro na tabela, Vasco e Atlético são aqueles que surgem ainda como candidatos ao G-6. Apesar de estarem distantes, têm jogos a menos. A dupla, no recorte dos últimos dez jogos, também foi melhor que a equipe celeste. O rival local somou 14 pontos, enquanto os cariocas fizeram 13.
Pontuação dos concorrentes à Libertadores nos últimos 10 jogos
- Internacional – 23 pontos
- Fortaleza – 22 pontos
- Palmeiras – 20 pontos
- Botafogo – 18 pontos
- São Paulo – 16 pontos
- Bahia – 15 pontos
- Flamengo e Atlético-MG – 14 pontos
- Vasco – 13 pontos
- Cruzeiro – 11 pontos