O Cruzeiro entra em campo, nesta quarta-feira, para buscar, diante o Lanús, uma vaga inédita na final da Conmebol Sul-Americana. Para isso, conta com Matheus Pereira, principal jogador do time na temporada, mas que corre o risco de ser desfalque em uma eventual disputa de decisão, em Assunção, no dia 23 de novembro.
Isso porque o meia está pendurado com dois cartões amarelos e, portanto, se for punido no duelo na Argentina, será desfalque do time contra Corinthians ou Racing, em caso de classificação. É o único sob risco de ausência em eventual final por acúmulo de punições.
Pelo regulamento da Conmebol Sul-Americana, os cartões são zerados apenas entre a fase de grupos e as etapas eliminatórias. Matheus Pereira foi punido nos dois jogos contra o Boca Juniors, pelas oitavas de final, e jogou pendurado nas partidas contra Libertad e na ida contra o Lanús.
Além das punições dos playoffs, Matheus Pereira também levou amarelo contra o La Calera, na fase de grupos. Na temporada, o camisa 10 levou 16 cartões, tendo cumprido punições automáticas no Mineiro (uma vez) e no Brasileirão (duas vezes), onde está novamente pendurado.
Pereira é o jogador com mais amarelos no elenco, ao lado Zé Ivaldo. O zagueiro, no entanto, levou também um vermelho e é o que tem mais cartões no ano.
Matheus Pereira é o principal destaque do Cruzeiro nesta temporada, com 14 assistências e nove gols, liderando ambos os rankings da equipe. Após empréstimo, o camisa 10 foi comprado por mais de R$ 30 milhões, no meio do ano, e tem contrato válido até o final de junho de 2026.