O Cruzeiro anunciou a contratação do atacante Gabriel Veron, 21 anos e jogador do Porto, de Portugal, vencendo a concorrência do Internacional. O contrato a ser assinado é de uma temporada, com a possibilidade de o clube mineiro adquirir os direitos econômicos do brasileiro.
O valor da compra dos direitos econômicos para o Cruzeiro giraria em torno dos 10 milhões de euros, valor próximo pago pelo Porto ao Palmeiras no ato da compra de Verón (10,2 milhões de euros).
Na divulgação, o time brincou com o sobrenome do atacante, Veron, e a chegada do verão.
Veron era também pretendido pelo Internacional, que tentava a contratação do jogador, mas sabia que outro clube brasileiro estava mais avançado na conversa. O meia-atacante será mais um reforço para o setor ofensivo cruzeirense.
Veron é jogador que atua pelas beiradas. Virá, por exemplo, para ser a opção para a saída de Bruno Rodrigues, contratado pelo Palmeiras.
Veron não teve sucesso em Portugal. Sofreu com uma mialgia dois meses após ser contratado pelo Porto. No primeiro trimestre deste ano, teve uma lesão no tornozelo, que o tirou dos jogos por mais de um mês. Terminou a temporada com 26 partidas e um gol marcado.
Nesta nova temporada europeia, e após sofrer uma lesão muscular durante as férias no Brasil, não jogou mais pelo time principal do Porto. Na pré-temporada da equipe, sofreu outra lesão muscular, no adutor da coxa esquerda.
Na temporada 2023/2024 do Porto, Veron fez apenas um jogo pelo time B, na Segunda Divisão de Portugal, no começo de outubro. Será o segundo negócio entre a gestão Ronaldo e o Porto, já que o zagueiro João Marcelo está emprestado ao time mineiro até o meio do ano. Ele também também tem opção de compra dos direitos econômicos.
No Palmeiras, Veron fez 97 partidas, marcou 14 gols e conquistou seis títulos pelo time profissional: Paulistão de 2020 e 2022, Libertadores de 2020 e 2021, Copa do Brasil de 2020 e Recopa Sul-Americana de 2022.