Por Oliveira Lima
Neste sábado, 21 h, Arena MRV, 3ª rodada do Brasileirão, tem um dos cinco clássicos marcados, sendo três estaduais. E o mais icônicos deles é Atlético x Cruzeiro, mais jogo que o Vitória x Bahia, Fluminense x Vasco, além dos nacionais Palmeiras x Flamengo e Athético Paranaense x Internacional. O clássico mineiro por ordem aleatória é “Cruzeiro x Atlético” e ainda é o único que não tem gentílico e nem referência, como os famosos Fla-Flu, Grenal, Ba-Vi, Atletiba, Repá, San-São, dentre outros tantos e os entitulados Choque Rei, Clássico das Multidões, Clássicos dos Milhões, Clássico Vôvo e por aí a fora. E Minas é simplesmente, “Cruzeiro x Atlético”. Até tentou-se, há muitos anos atrás, o gentílico “Rapo-Galo” e os títulos de “Clássico da Pampulha”, “Superclássico” e “Derby Mineiro”, mas nenhum pegou.
Ao lado do Grenal, é o maior clássico estadual, onde se tem apenas dois times de maior expressão. E por ser apenas dois times, a rivalidade é maior: divide apenas em que é um e outro. Cruzeiro x Atlético substitui o antigo clássico das multidões, que era Atlético x América dos anos 20/30. Cruzeiro é o mais novo dos três e rapidamente ganhou títulos e uma enorme torcida. Galo é o mais velho de Minas, ao lado do Vila de Nova Lima e o Athetic de São João Del Rey.
Além de não ter “nome” como a maioria, Cruzeiro e Atlético tem outra questão bem particular: Não se sabe ao certo quantos jogos aconteceram entre ambos. A contabilidade não fecha porque de 1921, ano em que o Cruzeiro foi fundado, até 1940, não havia a prática de se registrar em súmula oficial os dados e resultados dos jogos. Então cada clube faz a sua contabilidade, que nunca bate com a do adversário. Em 2007 houve uma tentativa de diálogo entre os dois clubes, para unificar os números, mas não houve acordo.
Sendo assim para todo o sempre haverá discórdia: Contabilidade do Atlético mostra 523 jogos, 211 vitórias atleticanas, 173 empates e 139 vitórias do Cruzeiro. A contabilidade do Cruzeiro mostra 505 jogos, com 172 vitórias cruzeirenses, 134 empates e 199 vitórias do Galo. ´Números bem divergentes, mas que mostra uma verdade: Galo ganhou mais jogos que o Cruzeiro, tanto na versão atleticana, quanto na cruzeirense. No final das contas, pouco importa que o clássico não tenha nome, é simplesmente “Cruzeiro x Atlético”. E isto basta.