Com as vitórias sobre Atlético e Bahia, o Cruzeirochega a 37 pontos e matematicamente está apenas mais 8 pontos de bater 45 e continuar na série A do futebol brasileiro. Em 9 jogos restantes, vai precisar de 2 vitórias e mais 2 empates, cumprindo assim seu primeiro objetivo. E o próximo passo é mesmo se qualificar à Copa sul-americana de 2024.
E não é fácil chegar lá. A matemática reza que 54 é o número de garantia. Sendo assim, a missão do Cruzeiro é fazer 17 pontos nos 27 que tem pra disputar, ou seja; ganhar 5 jogos e mais 2 empates, só podendo perder duas vezes. E o que poderá amenizar tarefa cruzeirense é o São Paulo, já qualificado à Libertadores, figurar entre os 12 primeiros(hoje é o 10º), e ainda o Fortaleza ganhar a sula e o Flu ganhar a Liberta, abrindo vaga até o 15º. Essa é a grande chance.
Sendo assim, nestes termos, até mesmo 50 pontos podem garantir um time na Sula, mas é preciso torcer pelo sucesso de Fortaleza dia 28 deste mês no Uruguai contra a LDU e pelo Flu diante do boca dia 4 de novembro no Rio de Janeiro. Em resumo: quem não cair põe o pé na segunda competição da Conmebol.
Por oliveira Lima