Por Oliveira Lima
Ele já foi o mais icônico dos diretores de futebol no Brasil, mas hoje está em baixa ou não à altura do que já foi. Alexandre Matos está de volta ao Cruzeiro, agora içado pelo novo dono do clube, Pedro Lourenço, de quem é amigo pessoal. Nascido em Belo Horizonte em 1976, vai completar no próximo dia 7 de maio 48 anos. Começou sua vida como diretor em 2005, no América Mineiro que estava na Série C Brasileira e em cinco anos levou o clube de volta à serie A. Mostrou aí a sua competência.
Em 2012 foi dirigir o Cruzeiro, atraindo altos investimentos e parcerias e com um elenco qualificado simplesmente se mostrou ao mundo esportivo. Bicampeão Brasileiro com o Cruzeiro de Marcelo Oliveira. Foi eleito por unanimidade como o “Melhor Diretor-Executivo” do futebol brasileiro. Em 2015, cobiçado por todos os times poderosos do país, aportou no Palmeiras, que estava em crise, quase rebaixado no ano anterior, depois de ter vindo da Série B em 2013. Reformulou tudo no novo clube. Foi campeão da Copa do Brasil e ganhou o Brasileirão de 2016, e repetiu a dose em 2018 mantendo a incrível marca de um título nacional por ano. Ficou 5 anos no Verdão.
Em 5 anos simplesmente foi 4 vez Campeão Brasileiro. Ninguém até hoje conseguiu tanto. Mas é preciso deixar claro que Mattos tem o histórico de gastar muito dinheiro para montar seus elencos. Mas daí em diante os anos dourados acabam: Atlético Mineiro, Athético Paranaense, mesmo sendo vice da Libertadores, e recentemente o Vasco, onde ficou exatos 100 dias, sem nenhum sucesso,, ciclo encerrado no fim de março deste ano. Há apenas 15 dias no América, deixou o time para voltar ao Cruzeiro, de Pedro Lourenço. Em um mês apenas o Cruzeiro é o seu terceiro clube.
Alexandre Mattos volta ao Cruzeiro depois de 13 anos, tentando repetir seus anos de ouro. Há exatos 5 anos vive em baixa, muito pela falta de investimentos pesados dos clubes por onde passou. Terá agora a grande chance de dar a volta por cima, mas com um enorme desafio. SAF não esbanja dinheiro, nem mesmo pelo endinheirado Pedro Lourenço, o novo dono do Cruzeiro. Mattos terá que montar um time para ser campeão com o dinheiro contado de um pré-determinado orçamento. Essa é uma nova era do futebol brasileiro, da qual ele terá que se adequar.