Por Oliveira Lima
O futebol de base não é para ser campeão, mas sim para revelar jogadores. Esta é a máxima! A lista de revelações é enorme, e o maior deles é mesmo Paulo Roberto Falcão, do Internacional, que virou o Rei de Roma, quando jogou na Itália e depois foi destaque na Copa do Mundo de 1982. Dos muitos jogadores revelados nem todos foram campeões da competição em si, mas se mostraram ao mundo.
O Cruzeiro acaba de perder a final da Copinha para o Corinthians, mas jogou melhor que o adversário, se tornou a maior sensação do torneio e o que mais revelou jogadores. O time cruzeirense teve a 3ª menor média de idade deste ano, com apenas 17,5 anos e com elenco de 30 jogadores fez história. Vice-campeão e ano passado foi o campeão da Copa do Brasil Sub-20
DA FALTA DE COMIDA AOS TÍTULOS E REVELAÇÕES
Fato recente na história do Cruzeiro, foi a greve dos jogadores da base na reta final da administração fraudulenta de Wagner Pires de Sá ha 4 anos atrás, quando faltou até comida na Toca da Raposa 1. Ronaldo chegou e reformulou tudo e os frutos vieram rapidamente, principalmente a partir do ano passado, quando foram revelados 8 jogadores. Cinco deles estão no elenco atual: Ruam Santos, Yan Lucas, Kaike, Robert e Japa, esses dois últimos são titulares e todos com idade ainda para a Copinha.
AS REVELAÇÕES DO CRUZEIRO NESTA COPINHA
Da relação dos 30 inscritos, praticamente 1/3 se mostraram ao Brasil, e num universo de 13 jogadores que mais atuaram, 9 são de muito futuro: É para guardar estes nomes: Otávio, Pedrão, Bruno Alves, Henrique Silva, Jhosefer, Gui Meira, Tevis, Ruan Indio e Fernando.