Por Oliveira Lima
Bem que o Cruzeiro torceu, mas não teve jeito. A Católica de Quito goleou o frágil Alianza da Colômbia por 4×0 no fechamento da 4ª rodada fase de grupos da Copa Sul-americana e chegou à 10 pontos ganhos, na cabeceira do Grupo B. Cruzeiro está em 2º com 6, La Calera com 4 e o lanterna Alianza com 1. Cruzeiro precisava de um improvável tropeço da Católica para depender só dele a classificação em primeiro lugar, já que o segundo irá para a repescagem.
Como não deu, resta o Cruzeiro vencer os seus jogos e secar a Católica diante do pobre Alianza. Caso contrário brigará pela 2ª posição à repescagem diante de um eliminado da Copa Libertadores. Esta vaga da repescagem acontece na próxima rodada no confronto diante do La Calera. Ser primeiro também depende da rodada da semana que vem.
AS CONTAS E A DEPENÊNCIA DE UMA AUTÊNTICA ZEBRA
Para ser 1º, vaga direta, Cruzeiro terá que vencer o La Calera, no Independência no próximo dia 16, às 21 h, e mais trade às 23 h, torcer para a zebra passear em Quito, num empate ou vitória do lanterna Alianza pra cima da Católica. Cruzeiro iria à 9 pontos, ficando 1 ou 2 atrás do time equatoriano, com quem vem jogar no dia 30 no Mineirão, bastando vencer o confronto direto. Se a Católica ganhar, segue mantendo 4 pontos de distância, em 3 para disputar. Acabaria o sonho do Cruzeiro pela vaga direta. Ficaria então com a 2ª colocação, vaga indireta, pois manteria 5 pontos à frente do La Calera, com 3 em disputa. Esta vaga indireta se chama repescagem a ser jogada em duas partidas contra um 3º eliminado da Copa Libertadores que por exemplo pode ser o Flamengo.