Por Oliveira Lima
A classificação do Campeonato Brasileiro atualmente aponta apenas três times como candidatos reais à conquista do maior certame do país: Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro. Os dois primeiros estavam entre os cinco cotados ao caneco no começo do ano. Os outros três, Botafogo, Atlético Mineiro e Internacional não atenderam às expectativas e estão fora do páreo, hoje. Já o Cruzeiro se consolidou como a maior surpresa da competição, não era cotado e se infriltou na lista dos principais pretendentes à glória máxima.
O campeão do Brasil desta temporada sairá mesmo desta trinca, observação real após 22 rodadas. Flamengo com 47 pontos, Cruzeiro 44 e Palmeiras 43 têm largos ´pontos de distância sobre que vem atrás. Bahia tem 7 pontos abaixo do Palmeiras e 11 arrás do Flamengo. Botafogo vem atrás do time baiano, o Internacional no meio da tabela e o Galo perto da zona de rebaixamento.
Flamengo, time mais rico da América, tem elenco pra dar e vender. Palmeiras também milionário não fica para trás. Já o Cruzeiro com orçamento limitado e elenco também, literalmente corre por fora. É o menos pressionado dos três e tem uma condição bem interessante: o calendário a seu favor. Tem apenas mais um jogo pela Copa do Brasil e já com ótima vantagem sobre o Galo e este jogo será antes da retomada do Brasileirão pós data FIFA. Depois (classificado ou não) vai se preocupar somente com os jogos do campeonato nacional, pois as semifinais da Copa do Brasil estão marcado para o dia 10 de dezembro, depois do fim do Brasileirão.
Já Flamengo e Palmeiras, que (que são mais pressionados) terão verdadeiras batalhas pela Copa Libertadores, paralelamente ao Brasileiro. A retomada é para o dia 13 deste setembro, e eles já encaram Estudiantes e River Plate, respectivamente, quatro dias depois, nos jogos de ida. Se forem avançando terão jogos paralelos em outubro pelas semifinais. Além disso, tem ainda jogos atrasados pelo certame nacional: Flamengo contra o Sport e Palmeiras diante de Mirassol e Santos, todos com datas ainda não marcadas.
Queiram ou não, em determinado momento Flamengo e Palmeiras precisarão priorizar a Libertadores em detrimento do Brasileiro , sendo exatamente neste ponto a chance do Cruzeiro bater campeão. Com um elenco mais reduzido, poderá também se concentrar em apenas uma competição. Será um time literalmente mais descansado e mais focado. Bola o time de Leonardo Jardim tem para fazer frente aos seus concorrentes.