Por Oliveira Lima
Cruzeiro foi fundado em 02 de janeiro de 1921, mas só foi jogar no dia 03 de abril, três meses depois, num amistoso contra um combinado de Nova Lima, formado por jogadores do Villa Nova e do Palmeiras. Foi no estádio do Prado, bairro central de Belo Horizonte e o Cruzeiro ganhou de 2×0, com dois gols de Nani. Naquele primeiro time de gente italiana, o goleiro era Nulio. Este é o primeiro goleiro do Cruzeiro.
Ao longo desses mais de 100 anos, Cruzeiro tomou fama de sempre ter bons goleiros. O primeiro grande goleiro herói foi Geraldo II, que jogou de 1934 ate 1945, onze anos como titular, atuando por 354 partidas. Dizem os historiadores que numa partida contra o Siderúrgica de Sabará ele fez 34 defesas difíceis, sendo esta considerada a maior atuação de um jogador com a camisa do Cruzeiro. Cruzeiro venceu de virada por 2×1 e arrancou para o bicampeonato estadual.
Vinte anos depois vai aparecer o maior vencedor dos goleiros cruzeirenses; Raul. Ganhou Brasileiro, Estadual, Libertadores e tudo mais. Goleiro por 14 anos no Cruzeiro e depois foi campeão Brasileiro, Libertadores e Mundial com o Flamengo. Anos 80 foram terríveis ao Cruzeiro,, com forte crise financeira e política suja na diretoria. Mas a década de 90 o Cruzeiro ressurge das cinzas, ganhando Copa do Brasil e mais uma Libertadores, muito por conta das atuações impressionantes do goleiro Dida, um jovem baiano vindo do Vitória. Jogou de 1994 a 1999. Depois foi brilhar num timaço do Milan da Itália.
Já a partir dos anos 2000, vem o herói da atualidade. O cara que mais vezes vai vestir a camisa do clube. Com 936 jogos, Fábio é sem dúvida o maior de todos. Durante 20 anos, 17 anos seguidos como titular absoluto do gol cruzeirense. Veio muito jovem do Mato Grosso e fez sua vida no clube. Saiu em 2022, para ser simplesmente campeão da Libertadores pelo Fluminense. No Cruzeiro foi Bicampeão Brasileiro de 2013/14 e da Copa do Brasil de 2017/18,fora os estaduais. Fábio simplesmente é a maior referência da história centenária do Cruzeiro.
Agora chega Cássio, num contexto completamente diferente de todo os outros. Geraldo II, Raul, Dida, Fábio chegaram muito jovens ao Cruzeiro e aqui fizeram suas carreiras e histórias. Cássio chega já veterano aos 36 anos, hiper-campeão de tudo pelo Corinthians, goleiro de Copa do Mundo e consagrado. Vai jogar 3 anos no gol do Cruzeiro, honrando com toda a sua experiência, a tradição de grande goleiros do clube.
Veja a apresentação do “gigante” na Toca da Raposa nesta terça-feira (21).