Por Oliveira Lima
Na reserva do Corinthians e contestado por parte da torcida, pela má fase que vive, Cássio, o maior e mais vitorioso goleiro da história do Timão, deverá se pronunciar em breve se aceita ou não a proposta do Cruzeiro. Cássio vai completar 37 anos no próximo 6 de junho e quer jogar até aos 40, então com mais 3 anos de carreira. O Cruzeiro oficialmente fez uma proposta de contrato exatamente de 3 anos. O Corinthians lhe fez apenas de 1 ano. Na verdade o time paulista afundado numa dívida sem tamanho, vê Cassio ainda como um goleiro para a transição ao jovem Carlos Miguel. Já o Cruzeiro o quer por longa temporada, desde que se desfez de Rafael Cabral e a negativa de Fábio em voltar antes de dezembro de 2025.
Explicando que Cássio tem contrato com o Corinthians até dezembro deste ano, mas pela Lei, 6 meses antes pode-se assinar um pré-contrato e se transferir na prática meio ano depois. Mas “pelos serviços prestados” geralmente o clube libera o jogador no ato da assinatura deste pré-contrato. Assim Cássio viria no segundo semestre ao Cruzeiro. Jogador é completamente identificado com o clube, mas hoje em baixa(até com parte da torcida), vê o Cruzeiro como a chance de dar a volta por cima, respirando novos ares, jogando num time em reconstrução, de um time em que seria o grande líder em campo.
Gaúcho de Veranópolis, 1,96 de altura, Cássio Roberto Ramos, é cria do Grêmio e tem 20 anos de carreira. Profissional há 18, ficou apenas um ano no Grêmio, sem ser titular e foi vendido em 2007 ao PSV Eindhoven da Holanda, onde jogou também no Sparta Rotterdam, até 2011, quando voltou ao Brasil e para o Corinthians. Nestes 13 anos, 12 como titular, conquistou tudo pelo Timão: Bicampeão Brasileiro, 4 vezes Paulista, Campeão da Liberadores e Campeão Mundial de Clubes. Foi o grande herói da Liberadores de 2012, quando para o Vasco na semifinal de São Januário e na final do Mundial contra o Chelsea de José Mourinho, fez a melhor partida da sua vida. Em 2019, ao conquistar o Campeonato Paulista, se tornou o jogador com mais títulos da história do Corinthians. Em agosto de 2022 se tornou também o o jogador que mais vezes vestiu a camisa do clube. Pela Seleção Brasileira, fez parte do elenco que foi à Copa do Mundo da Rússia em 2018. É este Gigante (apelido dele) que está vindo para o Cruzeiro.