O Cruzeiro tem novo compromisso marcado para esta quarta-feira. Às 21h30, o time celeste enfrentará o Fluminense, no Mineirão, em confronto válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em campo, o Cabuloso buscará o triunfo para manter um ótimo aproveitamento de 100% como mandante e, de quebra, alcançar o G-6 da tabela de classificação.
O Cabuloso chega para a 10ª rodada ocupando a 8ª colocação do Brasileirão com 14 pontos conquistados. Como mandante, o time celeste venceu as três partidas que disputou pela atual edição da competição – contra Botafogo, Vitória e Criciúma.
Para o jogo desta quarta-feira, o elenco celeste ganha um retorno especial. O atacante Rafael Bilu está recuperado da grave ruptura sofrida no tendão de aquiles da perna esquerda há 1 ano. Bilu foi plenamente liberado para os treinos com o grupo nas últimas semanas e volta a ser convocado para uma partida do Cabuloso.
A equipe teve mais dois retornos importantes nesta semana. O atacante Arthur Gomes, que se recuperou de um edema muscular na coxa esquerda, retomou os treinamentos em campo nos últimos dias. Já o meio-campista Jhosefer se recuperou de uma entorse no tornozelo esquerdo. Ambos os atletas foram relacionados para o compromisso desta quarta-feira.
Sem atletas suspensos, o Cruzeiro terá uma baixa por ordem médica. O atacante Rafa Silva foi submetido a exames, nessa segunda-feira, que apontaram lesão muscular na coxa direita. O tratamento indicado para o caso é conservador, já iniciado no Departamento de Saúde e Performance do Cruzeiro.
O time celeste também não terá disponível o volante Lucas Romero para a partida contra o Fluminense. O atleta apresentou desgaste muscular na panturrilha esquerda e necessidade de mais dias para recuperação completa antes de retornar às partidas. Ele será reavaliado antes do próximo compromisso.
No departamento de saúde, segue também em recuperação o atacante Juan Dinenno, que passou por um procedimento cirúrgico na região do púbis.
O atacante Álvaro Barreal, em recuperação de um estiramento no ligamento colateral medial do joelho esquerdo, vem apresentando progresso em sua recuperação no departamento de saúde do clube.
Outra ausência é do meio-campista José Cifuentes. O atleta foi convocado pela Seleção do Equador e disputará a Copa América nos Estados Unidos durante os meses de junho e julho.
O meio-campista Mateus Vital, que se recupera de intervenção cirúrgica em seu ombro direito, foi liberado nesta semana para os treinamentos integrais com o grupo e se recondiciona para ficar à disposição do técnico Fernando Seabra.
NA HISTÓRIA: CRUZEIRO x FLUMINENSE
O Cruzeiro tem um retrospecto bastante equilibrado no confronto com o Fluminense. No passado, o Cruzeiro já enfrentou o Fluminense em momentos decisivos de competições nacionais. Em 1966, ano do título da Taça Brasil, que hoje faz parte do Campeonato Brasileiro, o time celeste encarou o Fluminense na semifinal.
Na partida de ida, Evaldo Cruz marcou o gol que garantiu a vantagem mínima para o Cabuloso no Mineirão. No jogo decisivo, no Maracanã, outra grande vitória do Cruzeiro, por 3 a 1, com gols marcados por Evaldo, duas vezes, e Dalmar. Com os dois triunfos, a equipe comandada por Airton Moreira avançou para a sua primeira final nacional, onde superaria o Santos de Pelé.
Atualmente, o Cruzeiro busca quebrar um tabu no confronto com o Fluminense. O último triunfo celeste aconteceu em agosto de 2018, quando o Cabuloso venceu por 2 a 1 no Mineirão. Desde então, foram oito duelos entre as equipes, sendo três empates e cinco vitórias do Fluminense.
INGRESSOS
O Cruzeiro conta com o incentivo da Nação Azul para seguir com uma forte campanha dentro de casa no Campeonato Brasileiro. O time celeste tem 100% de aproveitamento no Mineirão nessa reta inicial do Brasileirão.
CLIQUE AQUI para conferir todos os detalhes da comercialização e garantir seu ingresso para o duelo contra o Fluminense.
SOS RIO GRANDE DO SUL
O Cruzeiro segue firme com as iniciativas de socorro aos afetados pela maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul, devido às enchentes causadas pelas fortes chuvas na região nos meses de abril e maio.
Assim como na última partida no Mineirão, o Cruzeiro promoverá nesta quarta-feira a Campanha do Agasalho. Durante todo o mês de junho, o clube coletará doações de agasalhos em suas sedes e em suas partidas como mandante. No Mineirão, o torcedor poderá deixar sua doação nos pontos de coleta localizados nas esplanadas Norte e Sul ou na escadaria do estacionamento do estádio.
Faça sua doação e vamos juntos ajudar a população do Rio Grande do Sul!
CONFRONTO: CRUZEIRO x Fluminense
DATA: 19/06/2024HORÁRIO: 21h30MOTIVO: Campeonato Brasileiro – 10ª rodadaLOCAL: Mineirão, em Belo HorizonteTRANSMISSÃO: Globo e Premiere>> RETROSPECTO: Cruzeiro x Fluminense87 jogos (26 vitórias, 22 empates e 39 derrotas)115 gols marcados / 137 gols sofridos——————————-Por Assessoria de ComunicaçãoFoto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro