Por Oliveira Lima
O calendário do futebol brasileiro é o pior do mundo, com jogos um atrás do outro, numa insanidade sem tamanho, onde um time, caso chegue à reta final de todas as competições, faz 75 jogos no ano, 15 a 20 a menos que em qualquer outro país do mundo. O Cruzeiro vive já um mês de maio único dentre os times brasileiros. Vai jogar apenas 4 partidas nos 31 dias do mês das mães.
O normal de maio para a grande maioria é de 8 a 10 jogos para quem está em três competições simultâneas: Copa do Brasil, Brasileirão e uma das duas competições da CONMEBOL, Libertadores ou Sul-americana. O refresco cruzeirense se dá pelo fato do time não jogar a atual fase da Copa do Brasil, eliminado que foi pelo modesto Sousa da Paraíba, logo na primeira fase. São duas datas mês de maio a menos, dias 2 e 22. Soma-se a isto o jogo contra o São Paulo, pela 7ª rodada do Brasileirão, marcada para os dias 18 e 19, sem data confirmada. O jogo contra o Inter, marcado para o próximo final de semana, dia 4, o primeiro dos jogos do mês, por conta da tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul.
Assim são quatro datas a menos e dois jogos adiados. Todos os outros grandes times jogarão de 04 a 28 de maio, em24 dias os tais 8 a 10 jogos. Cruzeiro vai fazer a metade do mínimo: 4 jogos: dois pelo Brasileirão e dois pela Sula. Último jogo foi em 28 de abril, nos 3×1 sobre o Vitória. Sem Copa do Brasil no meio de semana, só voltaria dia 4 deste maio contra o Inter: jogo adiado para depois de Junho. Sendo assim entra em campo somente na terça, dia 7 diante do Alianza na Colômbia, ou seja fica 9 dias só treinando, 1/3 de uma pré-temporada normal.
Em 12 de maio entra em campo contra o Atlético GO pelo Brasileirão, 16 contra o La Calera pela Sula e só 10 dias depois enfrentará o Cuiabá. Em resumo nos 30 dias do mês, soma 18 sem jogos, completando então dois hiatos de 9 dias cada: 2/3de uma pré-temporada. E como o time está há poucos dias nas mãos de Seabra, o que ele mais quer é tempo para treinar e um espaço entre um jogo e outro. Tempo para arrumar a casa a mostrar um bom futebol na sequência. O duro é quando houver a remarcação dos jogos adiados. Vai jogar de 3 em 3 dias, mas terá feito “uma pré-temporada antes”