O Cruzeiro confirmou a contratação de Gabriel Barbosa, conhecido como Gabigol, após o atacante anunciar sua saída do Flamengo, onde conquistou o título da Copa do Brasil ao vencer o Atlético-MG por 1 a 0 na Arena MRV. A chegada de Gabigol ao Cruzeiro é vista pela diretoria como um dos principais investimentos salariais do clube para a próxima temporada, em que busca vaga na Copa Libertadores.
Pedro Lourenço, dono da SAF do Cruzeiro, já demonstrou interesse em contar com Gabigol desde o meio do ano, mas afirmou que, naquele momento, não era viável fazer o investimento. A contratação de um artilheiro tem sido uma prioridade para a diretoria, que nas últimas semanas voltou a enfatizar essa necessidade para a próxima temporada.
Gabigol, de 28 anos, deixa o Flamengo como um dos principais ídolos da torcida, com 160 gols em 305 partidas e títulos importantes como duas Libertadores (2019 e 2022), dois Brasileiros (2019 e 2020) e duas Copas do Brasil (2022 e 2024). O contrato com o Flamengo, que se encerra em 31 de dezembro deste ano, não foi renovado após longas negociações sem acordo.