A cúpula do Cruzeiro se reuniu na tarde deste domingo e resolver por fim ao trabalho do seu técnico Zé Ricardo, depois de 3 derrotas seguidas que enfiaram o time na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Zé ficou apenas 10 jogos no comando cruzeirense, com somente 36,66/ de aproveitamento, insuficientes para segurar o time fora do Z4, zona de rebaixamento.
Com estreia promissora num 3×0 para cima do Santos, time dele viu derrota para o Flu de 1×0,, empates de 1×1 com o América e 0x0 diante do Cuiabá, seguidos e derrota de 1×0 para o Flamengo. Veio a ressurreição nas vitórias sobre o Galo por 1×0 e Bahia 3×0. Parecia estar tudo sob controle, mas as três derrotas seguidas mostraram a realidade cruzeirense; zona de rebaixamento. Time só depende de suas próprias forças, pois tem dois jogos a mais para fazer, dentre eles o confronto com o Vasco e o jogo atrasado diante do Fortaleza.
Próximo jogo e exatamente contra o Fortaleza, sábado no Castelão, depois os dois jogos seguidos contra Vasco e Goiás, os chamados confrontos diretos. E quem será o novo treinador? Técnico da base, Fernando Seabra ´é quem comanda os treinos iniciais da semana, e fala-se que ele pode até ficar em definitivo até o final da temporada, que para o Cruzeiro faltam 6 jogos, dos quais tem que vencer 2 e empatar mais 2, para confirmar sua permanência na Série A de 2024. Há informações de que será ele mesmo, com carga branca para mandar jogador embora e promover os meninos da base, tão reclamada por parte da torcida e parte da imprensa.
Sendo assim, caberia a um jovem treinador, sem experiência no profissional, a responsabilidade de salvar um dos maiores times do Brasil de uma segunda queda para a Série B. Vamos esperar à quem caberá esta espinhosa missão; um técnico cascudo, que virá de fora ou se vem de dentro um iniciante.
Por Oliveira Lima