Por Oliveira Lima
O futebol brasileiro historicamente é o mais desorganizado do mundo, com um calendário desumano, com competições sem a menor importância, com a maioria dos campos que são ruins e tudo mais que se possa imaginar, além de ser um país-continental, por consequência, enormes deslocamentos. Para se ter uma Idea da discrepância relacionada a qualquer parte do mundo, um time brasileiro que chegar às finais de todas as competições num ano, joga 75 partidas, 15 a mais que qualquer outro time no mundo que chegue também às suas finais. Lembrando que nas grandes ligas, nenhum é país-continental.
O Brasil é o a5º maior país do mundo, atrás da Rússia, Canadá(onde a metade é gelo e sem futebol), China(quase joga na parte central), Estados Unidos(também). A Austrália vem em sexto lugar, mas futebol só perto da capital. Do sétimo lugar pra abaixo, países com a metade do território brasileiro. Aqui no Brasil, os sulistas jogam no norte, nordeste, estados que parte deles, pertencem ao hemisfério norte. Ou seja: você anda quase a metade do mundo.
Aqui se joga praticamente de 8 a 10 jogos no mês, por conta de três ou quatro competições paralelas. E tem um time que respira e muito nos últimos 32 dias. É o Cruzeiro, que saiu cedo da Copa do Brasil e que teve três jogos adiados. Tem no seu calendário o Brasileirão e a Copa Sul-Americana. E com isto conquistou três longos períodos entre um jogo e outro.
Fechou o mês de abril no dia 28, quando venceu o Vitória. Jogo contra o Inter, do dia 5 de maio foi adiado por conta das chuvas. Voltou à campo dia 7, diante do Alianza na Colômbia. Prazo de 9 dias. Cinco dias depois ganhou do Atlético em Goiás. Quatro dias depois enfrentou o La Calera. Entre este compromisso último, 16 de maio, e o ultimo do mês, dia 30 contra a Católica, são 14 dias, por conta do adiamento de duas rodadas do Brasileirão e a ausência do Cruzeiro na Copa do Brasil. E tem mais: vai jogar dia 2 de junho contra o Vasco e depois somente dia 12 contra o Fluminense, espaço de 10 dias.
Assim, somando todos os dias e espaços de 28 de abril a 12 de junho, são 45 dias e o Cruzeiro jogando somente 7 vezes, em média um jogo a cada 6 dias e meio, mas com um grande detalhe: três espaços enormes entre um jogo e outro, que ninguém tem no Brasil: Nove dias entre o Vitória e o Alianza: 14dias entre La Calera e Católica: dez dias entre o Vasco e o Fluminense. Somando tudo dá 35 dias, menos 6 dias de jogo e uma viagem, Cruzeiro teve 29 dias, o prazo de uma autêntica pré-temporada de começo de ano, que na prática não dura 29 dias, este ano foi de 15 apenas. Assim, time treinado e descansado, precisa mostrar bom futebol.