Por Oliveira Lima
O Cruzeiro venceu o Alianza da Colômbia, em Valledupar, pelo placar de 3×0 e voltou a ter chances de classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana. Foi na chamada abertura dos jogos de volta. Se não tivesse vencido estaria praticamente eliminado com duas rodadas de antecedência. Voltou à competição e agora depende só dele para seguir em busca do título, que aliás ainda não tem.
O placar por si só diz a superioridade do Cruzeiro sobre o Alianza, o pior time do grupo B. Poderia ter sido mais, mas as nuances do futebol são incríveis: Cruzeiro fez 3×0 no Alianza em BH nos primeiros 20 minutos de jogo e cedeu o empate no segundo tempo, ficando em situação complicada. Moralmente devolveu na mesma moeda, fazendo 3 e não tomando o empate.
E foi o primeiro jogo do Cruzeiro sob nova direção: foi a estreia do novo dono do clube, Pedro Lourenço, que aliás vai demorar muito estrear em casa, Mineirão, pois o jogo de domingo contra o Atlético Goianiense será em Goiânia e o confronto contra o La Calera dia 16 será no Independência. Mineirão, casa do Cruzeiro só verá Pedro Lourenço, no dia 26 diante do La Calera.
Agora só depende dele, a classificação: Em primeiro lugar, se a Católica de Quito não ganhar do La Calera, nesta 5ª em Quito. Bastaria depois o Cruzeiro vencer o La Calera e a Católica em casa. Se a Católica vencer, o Cruzeiro irá briga pela 2ª posição, repescagem contra o eliminado em 3º da Libertadores. No caso basta vencer o Lá Calera n Mineirão. Ou seja,Cruzeiro está vivo na Sula.