Por Oliveira Lima
Com a chega dos gringos Lucas Villalba, zagueiro vindo do Argentino Jrs e de José Cinfuentes, volante equatoriano vindo do Rangers da Escócia, o Cruzeiro fecha esta janela de começo de ano o seu elenco para 2024. Claro que podem ainda aparecer os “negócios de ocasião” e aumentar o elenco. Hoje são 38 atletas que compõem o time para as competições do ano: Mineiro em curso, que o Cruzeiro tenta evitar o penta atleticano: Copa Sul-Americana e Copa do Brasil(querendo ganhar uma delas) e o Campeonato Brasileiro, onde o objetivo é sofrer menos e quem sabe uma vaga à Pré-Libertadores.
Do elenco, 18 jogadores permaneceram(foram 6 saídas): chegaram outros 8 e da base são 10 atletas aproveitados, compondo assim, 26% do elenco. Sem dinheiro para contratar medalhões, e um clube em reconstrução, que será lenta, a saída é achar jogador barato e que quer um lugar ao sol no mundo do futebol. Mas o “tiro” certo mesmo é o aproveitamento dos garotos da base.
A primeira atitude de Ronaldo Fenômeno quando comprou a SAF do Cruzeiro foi reformular imediatamente todo o Departamento de Futebol Base do clube, totalmente dilacerado pela gestão criminosa de Wagner Piris de Sá. E em curto período os resultados foram excelentes. Hoje são 10 garotos no elenco e muitos outros para chegarem.
QUEM SÃO OS CRIAS DA TOCA EM 2024?
São dez garotos, sendo sete do ano passado e três deste ano. No final de 2023 o Cruzeiro se sagrou Campeão da Copa do Brasil Sub 20, batendo na final o Grêmio no Mineirão. No começo deste 2024 o Cruzeiro foi vice-campeão da Copa São Paulo Futebol Jr., com o time tendo a 3ª menor média de idade dos 108 times, 18.5. Revelou 8 atletas, aproveitando hoje três que subiram ao Profissional. De 2023, já aturam Yan Lucas, Kaike, Robert. Fernando jogou contra o Flamengo e Japa estreou e bem contra o Galo na Arena. Ruan Santos e Henrique Rodrigues foram banco. Neste 2024, vindos da Copinha, zagueiro Pedrão, atacante Vitinho Já o atacante João Pedro rodou ano passado na Europa e aportando de volta ao Cruzeiro, simplesmente arrebentou no clássico contra o Galo. O futuro destes meninos é bem promissor.