Pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro venceu o Botafogo por 2 a 0, neste domingo (3), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Os gols do triunfo celeste foram marcados por Christian e Matheus Pereira.
A derrota marcou o fim da invencibilidade do Botafogo como mandante na competição — um feito que durava desde julho do ano passado, quando também foi superado pelo próprio Cruzeiro, por 3 a 0.
Com o resultado, o time mineiro assumiu provisoriamente a ponta da tabela. No entanto, ainda neste domingo, o Flamengo pode retomar a liderança caso empate ou vença o Ceará, na Arena Castelão.
Como foi o jogo
O confronto reunia duas equipes do topo da classificação e começou movimentado. Logo aos cinco minutos, Kaio Jorge arriscou da entrada da área, mas sem força e com desvio para fora. Aos 20, William fez boa jogada pela direita e exigiu defesa de John. Na sequência, Kaiki Bruno cruzou na medida para Christian, que finalizou com precisão e colocou o Cruzeiro em vantagem.
Em desvantagem, o Botafogo tentou reagir e chegou a ter um pênalti marcado a seu favor aos 31 minutos. Porém, após revisão do VAR, o árbitro voltou atrás e anulou a penalidade.
Aos 40, o Cruzeiro ampliou. Kaio Jorge puxou rápido contra-ataque e serviu Matheus Pereira, que bateu de primeira e fez o segundo. Ainda antes do intervalo, Christian quase marcou o terceiro, mas finalizou por cima do travessão.
Na etapa final, o Botafogo tentou pressionar. Aos 18 minutos, Alexander Barboza cabeceou firme, mas parou em grande defesa de Cássio. Cinco minutos depois, Savarino recebeu ótimo lançamento de Cuiabano e bateu colocado, acertando a trave.
Nos acréscimos, o time carioca ainda teve uma última oportunidade com Arthur Cabral, que chutou em cima da zaga. Danilo pegou o rebote, mas não conseguiu finalizar com precisão.