Por Oliveira Lima
Com gols dos selecionados de Ancelotti, Fabrício Bruno e Kaio Jorge, o Cruzeiro venceu com autoridade o clássico da noite desta quarta feira, 27 de agosto, por 2×0 e abriu boa vantagem para a decisão desta vaga às semifinais da Copa do Brasil, no jogo de volta, dia 11 de setembro em sua casa, o Mineirão. Poderá perder de um gols de diferença, não importa o placar, que mesmo assim vai jogar a penúltima fase da competição nos dias 10 e 14 de dezembro, exatamente 3 meses despois da decisão da vaga.
Quando foi sorteado este clássico para essas quartas de finais, todo mundo que é mineiro torceu o nariz, pois queria ver este confronto nas finais, agora marcadas para os dia 17 e 21 de dezembro. Com esta vantagem expressiva conquistada na vitória em plena Arena MRV, o Cruzeiro olha para dezembro na condição de favorito ao título, que aliás representaria o hepta, aumentando a sua distância de quem é segundo no numero de conquistas desta competição nacional, no caso Flamengo e Grêmio, que têm o penta e estão fora desta reta final.
Quando começa a participação do Cruzeiro neste edição. na terceira fase, pois veio ranqueado pela CBF ´por ter sido o 9º colocado do Brasileirão do ano passado, a direção cruzeirense elegeu a conquista de uma vaga à Copa Libertadores via Brasileirão, como seu grande objetivo. E ainda é seu desejo, embora hoje brigue pelo tiítulo também, ao lado de Flamengo e Palmeiras. Nas duas primeiras fases, Cruzeiro pegou times menos qualificados , passando sem dificuldades por Vila Nova/GO e CRB. Viu nestas fases caírem grandes: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Santos, Inter e Grêmio, ou seja a metade do chamado G12, os grandes times do Brasil e assim se sentiu na condição de sonhar com o título. O que era apenas um planejamento de ir na competição até quando pudesse, passou a olhar a taça de maneira bem diferente.
E o diferente agora é o título, hiper inédito, o tal hepta. E como não tem três competições, pode levar bem o Brasileirão e a Copa do Brasil de forma não tão mais paralela, pois as semifinais e finais serão depois do encerramento do Brasileirão. Se passar pelo Galo, jogará as semis diante do Corinthians ou Athjético PR, jogo de ida deu Timão por 1×0 em Curitiba. As finais seriam contra Botafogo e Vasco que sem enfrentam agora ou Fluminense x Bahia. Detalhe é que neste momento o Cruzeiro joga mais bola que qualquer um desses adversários. Claro que esses jogos daqui a três meses e meio, mas hoje o Cruzeiro é o grande favorito à conquista da Copa do Brasil de 2025.