Por Oliveira Lima
Com atuação de gala do meia Matheus Pereira e uma noite para esquecer do zagueiro Zé Vitor do Tombense, o Cruzeiro venceu a segunda partida da semifinal 1 do Campeonato Mineiro e está, depois de 2 anos na final. Vai esperar pelo adversário que sai neste domingo no jogo entre América e Atlético. Tendo o empate à seu favor, pois foi 0x0 na ida no Ipatingão, Cruzeiro mostrou a sua força dentro do Mineirão. Para um público recorde dele na temporada como mandante, 40.158, venceu o time de Tombos por 3×1.
Matheus Pereira, o autêntico camisa 10 do Cruzeiro foi o dono do jogo: Deu uma assistência açucarada para Artur Gomes fazer 1×0 aos 34 minutos. Mas no segundo tempo outro personagem marcante na partida: zagueiro Zé Vitor, camisa 4 do Tombense. 23 minutos do segundo tempo, um gol contra com participação tripla da defensiva tombense. Pedro Costa chuta a bola em Ednei, que chuta em Zé Vitor e vai pro gol. Um gol contra hilário e inédito. 2×0 Cruzeiro, com jogo resolvido; Mas Zé Vitor vai na frente e zera a sua “lambança”. 34 minutos faz um golaço de cabeça(desta vez para o seu time) aproveitando um escanteio. Mas volta à lambança, pois aos 46 perde a bola infantilmente para Matheus Pereira que dribla o goleiro e fecha o placar em 3×1.
É apenas a 2ª vez que o Cruzeiro chega à final do Mineiro, depois que foi bicampeão em 2018/19. Nesses anos de reconstrução, bateu campeão brasileiro da série B de 2022 e pode ser campeão estadual este ano. Ainda como clube associativo, sob comando do presidente Sérgio Rodrigues, time e clube quase fecharam as portas, atolado na maior crise financeira e institucional de um clube do futebol brasileiro. Foi preciso a SAF salvar o Cruzeiro. Neste 3º ano sob o comando de Ronaldo Fenômeno, clube e time vem reagindo.
Vale lembrar que antes de Ronaldo o Cruzeiro chegou a ficar fora de duas finais e até das semifinais do Campeonato Mineiro e esteve seriamente ameaçado de cair para a Série C do Campeonato Brasileiro, salvo aliás pelo hoje técnico atleticano Luís Felipe Scolari. Vai esperar pela noite deste domingo pra saber quem será seu adversário na final. Provavelmente o Galo, que pode até perder para o América pela diferença mínima. Assim o Cruzeiro espera pelo Galo na final, para ser campeão em cima do rival e evitar que ele seja pela 3ª vez pentacampeão da Gerais.