O Cruzeiro está classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil. Na noite desta quinta-feira (22), a equipe celeste confirmou o favoritismo ao bater o Vila Nova por 3 a 0, no estádio Serra Dourada, em Goiânia. O destaque ficou por conta de Eduardo, que marcou dois gols e foi peça fundamental na vitória que sacramentou a vaga. No jogo de ida, a Raposa já havia vencido por 2 a 0 no Mineirão.
Mesmo ciente da vantagem conquistada em Belo Horizonte, o técnico Leonardo Jardim não quis saber de poupar. Levou a campo força máxima, apesar dos desfalques importantes: o lateral-direito Fagner (desgaste muscular), o atacante Wanderson (trauma no joelho esquerdo) e os zagueiros João Marcelo e Janderson, além do volante Matheus Henrique, todos no departamento médico.
Primeira etapa de equilíbrio e chances dos dois lados
Empurrado pela torcida, o Vila Nova começou pressionando, tentando acelerar o jogo e apostando em lançamentos longos e uma marcação adiantada. Precisando reverter a desvantagem, os goianos criaram boas oportunidades, mas pecaram na finalização.
O Cruzeiro, por sua vez, apostava em uma estratégia mais cadenciada, priorizando a posse de bola e controlando o ímpeto adversário. Apesar dos erros nos passes, a equipe mineira teve as chances mais claras da primeira etapa. O goleiro Halls foi o grande nome do Vila, realizando ao menos três defesas importantes, evitando que o placar fosse aberto ainda no primeiro tempo.
Eduardo brilha e garante a classificação
Na volta do intervalo, o Vila Nova manteve o ritmo e tentou o tudo ou nada, mas logo foi surpreendido. Aos 10 minutos, William fez ótima jogada pela direita e encontrou Gabi na área. O atacante fez o pivô e rolou para Eduardo, que bateu de primeira. A bola desviou na zaga e morreu no fundo das redes, abrindo o placar em Goiânia.
O gol foi um banho de água fria nas pretensões do Vila, que sentiu o golpe. Com mais espaço e tranquilidade, o Cruzeiro passou a dominar as ações e, aos 29 minutos, chegou ao segundo. Novamente pela direita, Matheus Pereira cruzou na medida para Bolasie, que escorou de cabeça para Eduardo completar e marcar seu segundo gol na partida.
Ainda deu tempo para Jonathan Jesus, que havia acabado de entrar no lugar de William, deixar sua marca. Aos 40 minutos, após cobrança de escanteio de Matheus Pereira, o jovem zagueiro subiu mais que todo mundo e cabeceou firme para fazer o terceiro, seu primeiro gol como profissional.
O que vem pela frente
Com a vaga garantida, o Cruzeiro agora espera pelo sorteio para saber quem enfrentará nas oitavas de final da Copa do Brasil. As partidas estão previstas para as semanas de 30 de julho (ida) e 6 de agosto (volta), devido à pausa no calendário nacional por conta da realização da Copa do Mundo de Clubes.
Pelo Campeonato Brasileiro, a Raposa vira a chave e encara o Fortaleza no próximo domingo (25), às 20h30, na Arena Castelão, pela 10ª rodada. Atualmente, o Cruzeiro ocupa a terceira colocação, somando 17 pontos.
Já o Vila Nova, vice-líder da Série B com 16 pontos, volta a campo na segunda-feira (26), quando visita o Cuiabá, às 21h, na Arena Pantanal, buscando se manter na parte de cima da tabela da Segunda Divisão.