Por Oliveira Lima
Logo depois da entrevista pós jogo de Mateus Pereira, afirmando que tem futuro incerto no Cruzeiro, criou-se uma expectativa de uma possível saída do clube, que na verdade foi mais manchete que o empate de 1×1 contra o São Paulo, na estreia do Cruzeiro em 2025. Até mesmo as estreias de 8 atletas(dentre eles Gabigol) ficaram em segundo plano.
Imediatamente se noticiou que o empresário de Mateus Pereira estaria rumando aos EUA com a proposta do Palmeiras, aumentada em 1 milhão de euros, com relação a uma possível proposta anterior de 12 milhões. Imediatamente o dono da SAF do Cruzeiro, Pedrinho BH, afirmou categoricamente que não venderá nenhum jogador do clube, e disse ainda que quase todos os principais atletas já receberam sondagens. Deixou claro que não venderá Mateus Pereira ao Palmeiras.
Cruzeiro comprou Mateus Pereira em dezembro de 2023 por 30 milhões de reais, ao fim do seu empréstimo pelo Al-Hilau da Arábia Saudita. Em 2024 o camisa 10 foi o grande nome do futebol brasileiro, sendo até convocado para a Seleção Brasileira. Caiu de produção, assim como todo o time do Cruzeiro, e ainda não fez apresentação de excelência nas mãos do técnico Fernando Diniz.
QUANTO GANHARIA O CRUZEIRO SE VENDESSE SEU CAMISA 10?
Comprado por 30 milhões de reais, se Pedrinho aceitasse a proposta palmeirense, o valor de venda seria de 85 milhões de reais, Cruzeiro ganharia perto de 300% de valorização. Como o majoritário celeste já garantiu a permanência de Mateus Pereira, segue então o Cruzeiro (que aliás é o time de coração do craque), como o único time que o camisa 10 jogou profissionalmente no Brasil. Ele é de BH, mas se mudou muito novo para Governador Valadares, onde jogou no chamado mirim do Democrata até 10 anos, quando toda a família se mudou para Portugal.
Em Portugal, ainda criança jogou na base do Sporting, atingindo o time juvenil. Aos 17 anos o técnico português Jorge Jesus, o içou para o elenco principal. Depois emprestado ao Chaves e ao alemão Nurnberg. Veio o seu auge na Europa, atuando pelo inglês West Bronmich na Premier Leagle, quando já tinha 25 anos. Pela alta grana, o time inglês o vendeu para o mundo árabe, o Al-Hilau da Arábia Saudita. Depois de 16 anos voltou ao Brasil e para o time do seu coração, onde segundo Pedrinho BH, vai permanecer.
ao