Por Oliveira Lima
O time revelação e sensação do Brasileirão neste primeiro turno é o Cruzeiro, mesmo não sendo líder e nem mesmo componente do G4 do campeonato. É dono do mais vistoso, empolgante e melhor futebol do momento, encantando o país inteiro. Claro que o comandante deste time é o grande responsável por tudo isso. Fernando Seabra, um paulistano de 47 anos completados agora pouco em 19 de junho, e que dedicou os 18 anos de sua carreira ao futebol de base. É treinador de time profissional há apenas 3 meses e meio e já eleito o melhor técnico do primeiro turno deste Brasileiro, pelo Sportv.
Lembrando que o Grupo Globo é quem escolhe os melhores do Campeonato Brasileiro ao final da competição. A história de Seabra é obra de cinema. Passa 18 anos cuidando da base, desde 2006, quando se tornou auxiliar técnico do Assisense, do interior paulista, e posteriormente virou analista de sistema, coordenador técnico e técnico, nas categorias sub 17, 18, 20 e 23, mas não se inserindo aos profissionais. Foi assim no Grêmio Barueri, PAEC, Red Bull Brasil, Ceará, Santos, Corinthians, Athético Paranaense, Deportivo Brasil,.
Chegou 2022, vai para sub 20 do Cruzeiro, onde sua vida vai mudar e virar cinema. Ganha tudo por um ano e meio. Chega agosto de 2023, quando por um jogo como interino(após a queda de Pepa) dirige pela primeira vez um time profissional; 0x0 contra o Bragantino. Chega setembro, cai Zé Ricardo e o Cruzeiro forma uma comissão técnica comandada por Paulo Autuori, tendo Seabra como auxiliar. Eles eivtam a queda do Cruzeiro novamente à Série B, nos últimos 6 jogos, invictos.
Chega 2024, Cruzeiro contrata Larcamón, e Seabra vai para o time B do Bragantino, sub 23. Chega abril de 2024, dia 9 , ele volta ao Cruzeiro como técnico principal, cargo que vai ocupar pela primeira vez na vida. E dá tudo certo! Estreia na podre, na Sula, num 3×3 em casa diante do inexpressivo Alianza da Colômbia, nas ganha de La Calera e Católica e arranca a vaga às oitavas da competição.
Vem o Brasileiro e o time é imbatível no Mineirão e mesmo com campanha ruim fora, chega na ponta alta da tabela e jogando bem .E começa o mata-mata da Sul-americana como um dos favoritos ao título. E muita gente aponta o Cruzeiro como novo candidato ao título brasileiro também, depois do passeio sobre o líder Botafogo. A carreira de Fernando Seabra é de apenas 3 meses e meio, 24 jogos(Brasileiro e Sula)com 14 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, índice de 63,8% , número de campeão.
Em casa são incríveis 11 jogos, invicto, apenas aquele empate de 3×3 com o Alianza e depois enfiou 10 vitórias seguidas, aproveitamento absurdo de 94%. Fora de casa, o aproveitamento cai, com 38,4% apenas, em 13 jogos, com 4 vitórias, 3 empates e 6 derrotas. E já deu o sinal: goleou o líder Botafogo fora de casa por 3×0. O time é uma revelação e o técnico já é uma realidade. Eleito o melhor na primeira metade do Brasileirão, superando lendas como Tite e Abel Ferreira e outros mais. Seabra tem só 3 meses e meio de profissional. 24 jogos. É coisa de cinema!